Graças a uma metodologia diferenciada, uma rede de escolas promete ensinar crianças e adultos a surfar sem precisar estar na praia. Pelo menos não o tempo todo. No método da Surfa-Sampa, o aprendizado começa com uma ou duas aulas por semana na piscina, na capital, e a cada quinze dias apenas o aluno terá aulas no litoral. O curso é recomendado para crianças a partir dos 7 anos e o pacote trimestral sai por R$ 714, com duas aulas por semana na piscina, duas aulas por mês no mar e todo material didático incluído.
O material didático consiste em um prancha, material de natação, manual do surfista e vídeo aulas. As aulas no mar são em Peruíbe ou no Guarujá.
Na piscina os alunos aprendem as técnicas de como funcionam as remadas, como sentar na prancha e ainda fazem treinos de condicionamento físico. Depois vão para o mar. A metodologia une natação e surf, ao mesmo tempo.
Para aqueles que já tem uma noção e quer apenas aprimorar o conhecimento, há aulas individuais e optar pelos pacotes de aulas. No de quatro aulas, cada uma custa R$ 65.
A Surfa-Sampa tem unidades em Santo André, Guarulhos, Osasco e Granja Viana. Na capital, está presente em Moema, Pompeia, Santana e Tatuapé.