O Brasil, por ser um país tropical, não tem aquela paisagem branquinha, coberta de neve, como existe em diversos locais dos Estados Unidos, por exemplo.
Apesar disso, a patinação no gelo ganha diversos corações por vários estados, inclusive, de várias pessoas de uma mesma família e até mesmo, de pessoas que vêm de outros lugares.
Este é o meu caso. Comecei a patinar no gelo quando era criança, depois de ver minha melhor amiga patinando. De início, eu não era boa, mas eu continuei mesmo com toda dificuldade e acabei ficando melhor.
Até que cheguei no ensino médio, comecei a praticar uma modalidade de corrida e quebrei o tornozelo. Depois que me recuperei, disseram que eu nunca mais ia patinar da mesma forma.
Na época, ela diz que chegou a parar de patinar porque disseram que ela nunca chegaria no nível de uma competição.
Sabendo que eu não ia chegar onde eu queria com a patinação, eu parei. Foi então que entrei na faculdade e minha amiga que me fez começar a patinar, me motivou a voltar.
Apliquei para o time de patinação da universidade, fui aceita e voltei a praticar ‘150%’, todos os dias da semana. Estou competindo no time da universidade e ano passado tivemos o melhor desempenho da história.
Ganhamos o campeonato estadual, ficamos em terceiro lugar de toda a região, que é a melhor do país. Agora, estou muito feliz com meu time e temos uma boa chance de chegar na competição nacional em Los Angeles, em abril.
No Snowland de Gramado tem neve o ano inteiro. O parque possui atrações para todas as idades, como a maior montanha de neve do Brasil, tubing, aulas de esqui e snowboard, Ice Motion, Ice Slide, Ice Games, Vila a Neve, show de patinação artística, além, é claro, da patinação no gelo.
É a maior pista de patinação do Brasil. O parque disponibiliza todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para auxiliar na prática. Restrições: altura mínima de 1,15 m e calçar no mínimo 28. Não é permitido para gestantes.
O Tarundu é um centro de lazer com atividades de tirolesa, gastronomia, games , passeio a cavalo, boia cross, cama elástica, charrete, entre outros. Por lá, é possível patinar no gelo como passatempo por 20 minutos por vez, pagando separadamente.
No momento, a pista de patinação está em manutenção. Vale ficar atento à programação do parque para conferir a data de reabertura.
Localizado em São Roque, o Ski Mountain Park permite aos pequenos brincar na neve sem sair do Estado de São Paulo. Tem playground, paintball, tobogã, torre de escalada, pista de esqui e snowboard, além da pista de patinação no gelo. A atração é voltada para crianças acima de 10 anos.