Gratuito

Já foi

Fotos: Reprodução / Divulgação

Passeio virtual pelo Zooparque Itatiba mostra rotina de girafas e elefantes na quarentena

Compartilhe

Da Redação

Criado em 13/05/20

Xô, tédio! Se a gente não vai até o zoo, o zoo vem até a gente! Dessa vez, o nosso passeio virtual acontece direto do Zooparque Itatiba, no interior de São Paulo. Nesta quinta, 14 de maio, a garotada vai conhecer como está a rotina de animais como girafas, elefante, hipopótamo e até cobras.

Após a live, nosso passeio virtual pelo Zooparque Itatiba continua disponível no Youtube.

Assista ao vídeo aqui!

Passeio para depois da quarentena: Zooparque Itatiba oferece desconto para compras antecipadas

Inaugurado no começo da década de 90 como um criadouro conservacionista, chamado de “Paraíso das Aves”, passou a abrigar novas espécies de diferentes classes e regiões do mundo. O Zoo já foi cenário de uma das temporadas da série “Zoo da Zu“, que passava na Discovery Kids, e abriga mais de 1.200 animais. Ao todo, são mais de 180 espécies diferentes entre nativas e exóticas e dezenas ameaçadas de extinção. Entre os habitantes, o rinoceronte branco, elefante indiano, hipopótamo africano, tigre de bengala, mangusto tigrado, preguiça real, mico leão dourado, macaco aranha do peito amarelo, anta e lobo guará. Entre as aves araras, coruja, tucano e até cegonha! Fazem parte dos répteis a tartaruga de casco mole e a tigre d’água, iguana, jiboia argentina.

Hoje é considerado o maior Zoológico particular do Brasil, com 500 mil m² de área verde, trilhas temáticas, paisagens naturais e atrações convidativas para toda a família.

Leia mais: Pertinho SP: cenário série infantil, Zooparque Itatiba tem trilhas temáticas, playground e mini zoo entre as atrações


CONFIRA ALGUMAS CURIOSIDADES DOS BICHOS 

Girafa: mamífero mais alto do mundo e dorme em pé!

  • esses animais impressionam pelo tamanho, podem viver até 25 anos em zoológicos e até 17 em vida livre. São encontrados ao longo de todo o continente africano.
  • machos adultos, por exemplo, podem atingir até 6 metros dos pés até a ponto dos cornos e pesar até 1,9 tonelada, sendo que somente o pescoço pode atingir até 2,4 metros.
  • as fêmeas são cerca de 1 metro menores e pesam cerca de 1,2 tonelada.
  • com pescoço comprido e uma língua que podem alcançar até 30 cm, a girafa é capaz de pegar as folhas de árvores muito altas e cobertas de espinhos, como a acácia.
  • existem 9 subespécies diferentes e todas apresentam manchas em padrões diferenciados, sendo que cada girafa tem seu padrão único de manchas, que funcionam como uma impressão digital para sua identificação.
  • é um animal que emite poucos sons e quando isso acontece é num tom muito baixo.
  • A girafa tem um dos maiores e mais potentes corações dos mamíferos e, por isso, pois precisa bombear sua alta pressão arterial para realizar sua circulação sanguínea.
  • prefere viver em áreas áridas e secas, habitando savanas, áreas de pastagem e bosques abertos. Bebem água e se alimentam durante o período da manhã e à noite, com brotos, frutos, flores de árvores e arbustos, prefere brotos de acácias. Quando filhote, pode se alimentar de capim. O restante do dia, passam descansando em pé e ruminando.
  • podem dormir em pé com a cabeça apoiada na parte traseira, com o pescoço formando um arco. Costumam deitar raramente, pois tem muita dificuldade na hora de levantar devido ao formato de suas pernas dianteiras.
  • as fêmeas são mais sociáveis entre si e os machos muitas vezes disputam papéis de dominância através de pescoçadas. Os principais predadores das girafas adultas são os leões e leopardos. Já os filhotes de girafas também são presas de hienas, crocodilos e cachorros-selvagens.
  • a maturidade sexual do macho ocorre entre 4 e 5 anos, na fêmea o período é menor, leva aproximadamente 3 a 4 anos. O período de gestação é de aproximadamente 460 dias e nasce somente um filhote como resultado de cada gestação. Os filhotes, crias bem fortes e desenvolvidas, são capazes de andar uma hora depois do seu nascimento, seu peso depois do parto é de mais ou menos 100kg e sua altura é de 1,5 m.

 

Elefante: conheça o maior mamífero terrestre da Ásia

  • são os maiores mamíferos terrestres da Ásia, podendo o macho medir até 640 cm (cabeça e corpo) e até 300 cm na altura dos ombros, sendo as fêmeas menores, podendo atingir metade do tamanho dos machos.
  • podem viver até 60 anos e são comumente encontrados na Índia e em outros países do sudeste asiático.
  • apresentam uma tromba, que é uma extensão do nariz e lábio superior, que possuem uma saliência parecida com um dedo, que auxilia o manusear objetos. A tromba seve para comer, beber, respirar, cheirar, vocalizar, tocar, para o elefante tomar banho, seja com água ou terra (para repelir insetos) e para a luta.
  • 0s machos apresentam também duas presas (marfim) que auxiliam na hora de cavar buracos para encontrar água, marcar árvores, retirada de troncos de árvores e na hora de lutas. Os elefantes são destros ou canhotos com relação ao uso das presas.
  • se a fuga for necessária, podem atingir uma velocidade máxima de 48 km/h.
  • são animais dóceis, inteligentes e de fácil treinamento, o que permitiu que antigamente as pessoas os utilizassem como animais de carregamento de cargas.
  • tem audição muito boa, porém a visão é precária, devido à isso os filhotes tem o hábito de andar segurando a cauda da mãe com a tromba, para não a perder de vista.
  • os elefantes preferem áreas de florestas de arbustos, mas também podem ser encontrados em florestas mais densas, no entanto, sempre próxima de bordas com acesso a áreas gramas e mais abertas.
  • vivem em grandes grupos, normalmente ficam poucos dias seguidos numa mesma área, pois precisam se deslocar bastante para encontrar a quantidade de alimento necessária para alimentar todo o grupo, não sendo animais que tem o hábito de defesa do território.
  • geralmente, os grandes grupos (que podem chegar a até 20 indivíduos) são formados por fêmeas e filhotes, e são guiados sempre pela fêmea mais velha. Machos podem ser encontrados nesses grupos quando existe alguma fêmea em período reprodutivo, porém costumam viver sozinhos.
  • estes animais preferem um clima mais ameno a temperatura muito altas
  • passam a parte mais quente do dia descansando em áreas sombreadas e se alimentam no início da manhã, fim da tarde e noite.
  • os elefantes são animais herbívoros que podem ingerir cerca de 150 kg de alimento por dia para sobreviver, com gramíneas, mas também comem cascas, raízes, pedaços de caule e folhas de árvores. Quando se encontram perto de áreas cultiváveis gostam de se alimentar de banana, arroz e cana de açúcar e, como precisam tomar água pelo menos uma vez ao dia, estão sempre perto de fontes de água.
  • Eles abanam suas orelhas para dissipar o calor e a quantidade de repetições varia dependendo de quanto calor estão sentindo.
  • Os elefantes atingem maturidade sexual por volta dos 9 anos de idade em ambos os sexos, porém os machos só irão começar a se reproduzir por volta dos 14 anos de idade ou mais, quando conseguem desempenhar papel de dominância sobre outros machos adultos.
  • A gestação dura 22 meses e nasce um filhote que pesa entre 50-150 kg. O filhote começa a se alimentar de gramas e folhas depois de vários meses estando sempre sob a supervisão da mãe, no entanto, só irá começar a realizar atividades independentes por volta dos 4 anos de idade. Se as condições ambientais forem favoráveis, as fêmeas podem se reproduzir a cada 2-4,5 anos.
  • Tratam-se de animais muito importantes para o ecossistema pois modificam o ambiente onde vivem. Convertam áreas de floresta para áreas de pastagens, que irão beneficiar outros animais, além de criar clareiras e rotas de fuga para outras espécies enquanto caminham pelas florestas.

 

Hipopótamo: animais semiaquáticos com hábitos noturnos que podem pesar até quatro toneladas!

  • é um animal grande com o corpo arredondado em forma de baril, pernas curtas e uma cabeça grande e larga. Podem chegar a pesar até 4 toneladas e medir até 505 cm, incluindo a cauda que pode chegar a 35 cm, sendo o macho maior que a fêmea.
  • pode viver mais de 50 anos e são encontrados na África Subsaariana, ocorrendo em rios da savana africana e nos principais rios da África Central.
  • o corpo tem uma cor que varia do cinza até o marrom na parte superior e uma tonalidade mais rosada na parte inferior. A boca larga pode ser completamente aberta para expor os grandes e curvos caninos, utilizados em exibições agressivas.
  • os olhos, ouvidos e narinas se projetam na parte superior da cabeça, permitindo que o animal consiga perceber o ambiente à sua volta e respirar enquanto está quase totalmente submerso na água. O hipopótamo tem uma pele muito sensível e secreta um muco de coloração avermelhada que protege a pele contra queimaduras solares e de ficar completamente seca.
  • são animais semiaquáticos de hábitos noturnos que vivem em lagos rasos, rios e áreas pantanosas, com áreas de gramas próximas. A água tem que ser profunda o suficiente para que possa submergir todo o corpo, com cerca de 2 m de profundidade.
  • durante o dia, o grupo de hipopótamos prefere dormir em águas rasas ou todos próximos em bancos de lama, porém, quando não existe lagos rasos disponíveis, ficam em rios mais profundos com apenas os olhos e as narinas acima da superfície para respirar.
  • são animais sociais que vivem em grandes grupos, que podem incluir de 20 até 100 indivíduos.
  • as fêmeas controlam a região central das lagoas de descanso enquanto os machos ficam nas bordas descansando e protegendo as fêmeas e filhotes.
  • os machos competem por dominância dentro do grupo através de vocalizações, dispersão de esterco e confrontos com as mandíbulas, sendo que durante essa exibição muitas vezes os mais velhos acabam matando os machos mais jovens.
  • ao se aproximar de um novo território os machos voltam sua parte traseira para a área, dispersando esterco e urina para reclamar o território. As lutas e exibições são mais intensas durante a estação seca, quando os ambientes são mais lotados e os recursos são escassos.
  • são animais herbívoros que se alimentam em áreas gramadas próximas ao corpo d’água onde descansa. Alimenta-se durante a noite, pastando por cerca de 5 horas, e depois volta para o corpo de água pelo mesmo caminho que saiu. Muitas vezes, quando o alimento é escasso, pode se deslocar vários quilômetros até achar comida e, se for necessário, pode descansar em outro lago para voltar junto ao grupo no próximo dia.
  • os hipopótamos não utilizam seus dentes na alimentação. Ingerem uma quantidade de alimento referente a cerca de 1-1,5 % do seu peso diariamente, o que, para um adulto, pode representar por volta de 40 kg de comida. Sua dieta se baseia em brotos, gramíneas e juncos.
  • os machos acasalam com várias fêmeas dentro do mesmo grupo.
  • a gestação dura 11 meses e gera apenas 1 filhote com que pode nascer pesando até 50 kg. O acasalamento e o nascimento do filhote ocorrem dentro da água. A fêmea se isola antes de parir e só retorna para o grupo cerca de 2 semanas após o nascimento do filhote. A fêmea se reproduz a cada dois anos.
  • os hipopótamos têm um papel muito importante dentro do ecossistema. Como entra e sai da água e se desloca para áreas gramadas próximas, o hipopótamo cria caminhos de ligação entre estes pontos. Na época de chuvas a água flui por esses caminhos, criando outros lagos e corpos de água adjacentes, que servirão de abrigo para peixes na época de seca.

 

Cobras: se alimentam de roedores e chega a engolir a presa inteira

  • é um animal que se alimenta principalmente de pequenos mamíferos, como ratos e outros roedores.
  • quando pega uma presa, ela se enrola nela e a aperta fortemente, até que sente, com o corpo, que a respiração e os batimentos cardíacos da presa cessaram. Então, abre a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar seu alimento. Por isto são chamadas de constritoras.
  • controlam as populações de animais que fazem parte de sua dieta, principalmente de roedores.

Atenção! Em período de atividade normal, o Zooparque Itatiba promove o encontro animal aos fins de semana, no qual  o visitante pode interagir com alguns animais e aprender mais sobre eles. Participam destas atividades animais de diferentes grupos, incluindo aves, mamíferos e répteis.

Assista ao vídeo aqui!

Galeria de fotos

Passeio: LIVE no ZooParque Itatiba

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: Live no dia 14 de maio às 14h30

Preços: Gratuito

Onde: Zooparque Itatiba – Rodovia Dom Pedro I, Km 95.5, Sítio da Moenda - Itatiba - como chegar

Telefone: (11) 4487-8205, (11) 4487-8883, (11) 97462-0251 e (11) 99538-6053

site: zooparque.com.br

Passeio: LIVE no ZooParque Itatiba

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: Live no dia 14 de maio às 14h30

Preços: Gratuito

Onde: Zooparque Itatiba – Rodovia Dom Pedro I, Km 95.5, Sítio da Moenda - Itatiba - como chegar

Telefone: (11) 4487-8205, (11) 4487-8883, (11) 97462-0251 e (11) 99538-6053

site: zooparque.com.br

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/05/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74