Depois de um período fora de circulação, a antiga locomotiva a vapor volta a fazer o percurso entre a Vila Capivari e a Vila Abernéssia aos fins de semana em Campos do Jordão. Para a alegria das crianças!
Ao todo, são quatro viagens por dia, aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos custam R$ 23 e podem ser adquiridos diretamente nas estações da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Criança até 5 anos no colo não paga.
Os horários de saídas são 11h, 13h, 15h e 17h da estação Emílio Ribas, no Capivari. Cada viagem leva 64 passageiros e na alta temporada é bom se programar. Durante o mês de julho, especialmente, também vai funcionar às sextas-feiras.
É possível comprar passagens para os serviços da Estrada de Ferro diretamente nas estações de Campos do Jordão e Pindamonhangaba com dinheiro ou com cartões de crédito Dinners Club, Mastercard e Visa. A venda de bilhetes acontece até meia hora antes do fechamento das estações.
A volta do passeio de Maria-Fumaça foi possível graças a um convênio firmado em maio deste ano com a Prefeitura de Taubaté. A administração municipal cedeu temporariamente a locomotiva para a EFCJ, que em contrapartida vai oferecer treinamento a funcionários da prefeitura na condução desse tipo de trem.
Antes de entrar em operação, o veículo passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea.
A Estrada de Ferro Campos do Jordão existe desde 1914, quando ela foi inaugurada sabe para quê? Para fazer o transporte de pacientes com tuberculose que iam fazer tratamento na cidade. Na época, por conta do clima mais frio e temperado da cidade, muitos médicos acreditavam que mandar os pacientes para lá poderia ajudá-los e até curar as doenças.
Em 1924, as estações e os trens da EFCJ foram eletrificados, e as máquinas a vapor foram aposentadas. Elas voltaram a ser usadas só na década de 1990, para passeios de Maria-Fumaça, como os que são feitos hoje em dia.
Apesar do sucesso que as locomotivas sempre fizera, desde 2015, o passeio de Maria Fumaça não estava mais sendo feito por problemas na locomotiva. Uma outra foi colocada agora em circulação.
Trata-se de uma locomotiva de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 1920 até a década de 2000 operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje, no Estado de Alagoas. Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté, no Vale do Paraíba.
Maria Fumaça Campos do Jordão
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem no fim de semana - Atração fixa
Horários: saída às 11h, 13h, 15h e 17h
Preços: R$ 23 - Crianças até 5 anos não pagam.