Fotos: Reprodução / Divulgação
Devido ao alto movimento de público no primeiro fim de semana de reabertura dos parques verdes de São Paulo, a Urbia Gestão de Parques, responsável pela gerenciamento do Parque Ibirapuera, anunciou que parquinhos infantis e quadras esportivas do parque voltarão a ser interditados. Segundo a empresa, a suspensão foi recomendada pela Prefeitura de SP e vale até a reabertura da área esportiva do Ibirapuera, ainda sem data prevista.
Leia mais: Parques verdes de São Paulo voltam a abrir aos fins de semana e feriados
No último final de semana, os espaços funcionaram por livre demanda e passariam a ser liberados para uso mediante agendamento. Entretanto, administradora decidiu suspender a autorização por conta da alta procura. No primeiro final de semana de reabertura durante a pandemia de Covid-19 na capital paulista, ao todo foram 174.225 visitantes nos 108 parques municipais no período entre 31 de outubro, sábado, e o feriado de 2 de novembro, uma segunda-feira do feriado de finados, segundo dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Os parques mais visitados no último final de semana foram: Ibirapuera (66.525), Independência (20.649), Aclimação (11.967), Luz (9.046) e Carmo (8.020). Para se ter ideia, em um fim de semana normal antes da pandemia, o Ibirapuera, localizado na Zona Sul de São Paulo, recebia cerca de150 mil pessoas no sábado e domingo.
Em comunicado, a Urbia Gestão de Parques informou que “em razão do intenso uso das quadras e parquinhos no final de semana e último feriado, está proibido o uso dos parquinhos e quadras esportivas do Ibirapuera, Lajeado e Tenente Faria Lima. A medida é necessária conforme orientação da Prefeitura de São Paulo, em linha com o Plano São Paulo. A reserva online gratuita em teste no Ibirapuera também está suspensa até a reabertura da área esportiva.”.
Leia mais: Parques verdes: confira aqui os parques abertos aos fins de semana e feriados no Estado de SP
A notícia é um baque para as famílias em SP, que estão com poucas opções de lazer ao ar livre e gratuitos para as crianças depois de quase um ano todo com elas sem aulas, sem escola e presas dentro de casa. A abertura de quadras de esportes coletivos e playgrounds estava permitida em parques municipais, como o Parque do Ibirapuera. No entanto, nos parques estaduais, como o Parque Villa-Lobos e o Parque da Juventude, quadras e parques infantis continuam interditados.
Os parques municipais fecharam em 21 de março, por conta da pandemia de Covid-19, e foram reabertos em julho, inicialmente somente de segunda a sexta e com horário reduzido. Em agosto, a prefeitura autorizou a ampliação do horário de funcionamento, mas manteve as unidades fechadas aos finais de semana.
O decreto municipal publicado no dia 27 de outubro, que permitiu a reabertura dos parques da capital aos finais de semana, não estabelece restrições ao funcionamento das quadras, como ocorria nos decretos anteriores, que determinavam as restrições de funcionamento por conta da pandemia de Covid-19.
O Parque Ibirapuera segue aberto aos finais de semana e feriados, o uso de máscara é obrigatório e você deve levar sua garrafinha de água, pois os bebedouros permanecem desativados. Há totens de álcool em gel, com acessibilidade para cadeirantes, espalhados pelo parque. Também permanece a medição de temperatura nas entradas e a capacidade de público está limitada até 60%.
Com informações da EBC
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Onde: Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5574-5045
site: ibirapueraparque.com.br/
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Onde: Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5574-5045
site: ibirapueraparque.com.br/
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
11/10 a 12/10
12/12
26/10
13/09, 14/09
05/10
Hoje tem
Gratuito
13/08 a 14/12
21/11 a 30/11
20/09, 11/10
12/09, 27/09, 17/10, 24/10
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/11/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74