O Rio de Janeiro oferece muitas opções de passeios para fazer com a família. É possível visitar o emblemático Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou ir à praia de Copacabana, por exemplo.
Mas há um lugar pouco conhecido do público que é um dos pontos turísticos mais antigos do Brasil: o Parque Shanghai, um parque de diversões que há mais de cem anos traz alegria para os cariocas.
Situado no bairro da Penha, na zona norte da capital carioca, o local conta com uma variedade de brinquedos tradicionais, incluindo um dos carrosséis mais antigos em operação no mundo, além de montanha-russa, roda-gigante, trem-fantasma, chicote-americano, entre outros.
O nome do parque, a título de curiosidade, é uma referência à cidade de Xangai, na República Popular da China. E o mascote do parque é um dragão, símbolo da cultural do país.
A entrada no Parque Shanghai é gratuita, só paga o passaporte quem for usar os brinquedos. Todos que forem brincar precisam pagar, mas crianças de até 3 anos têm direito a um acompanhante nos brinquedos infantis.
Além disso, o Shanghai oferece gratuidade para pessoas com deficiência, desde que acompanhada de um adulto, (maior de 18 anos) pagante de passaporte.
Não é permitida a entrada e permanência de nenhum menor de idade desacompanhado dos pais ou responsável. O passaporte pode ser adquirido na bilheteria do local ou pela internet pelo valor de R$ 37, sem direito a meia-entrada.
O parque foi fundado em 1919. Por um longo período, o Shanghai ocupou o terreno onde hoje abriga o Aeroporto Santos Dumont e depois disso, mudou-se para o bairro atual, em 1966.
Nos anos 2000, o número de frequentadores diminuiu, devido à violência na região, já que o parque está localizado entre os complexos das favelas do Alemão e da Penha. A partir de 2012, com a implantação das unidades de polícia pacificadora na região, a população voltou a visitar o parque.
Parque Shanghai
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem no fim de semana - Atração fixa
Horários: Quinta e sexta, das 18h às 22h; sábado, domingo e feriados, das 15h às 21h
Preços: R$ 37
Informações Extras: Crianças de até 3 anos têm direito a um acompanhante nos brinquedos infantis. A entrada no parque é gratuita, só paga se for brincar.