O Parque Santo Dias, localizado no Capão Redondo, é um dos parques mais acessíveis para a população que mora na zona sul de São Paulo.
Isso porque, ele oferece área recreativa multifuncional, espaços para prática de esportes como vôlei, tênis, futsal, handeboll e basquete/street ball, local de ginástica ao ar livre, espaço destinado a exercícios para a terceira idade, equipamentos de atividades físicas, circuito para corrida ao ar livre, percursos naturais, viveiros com mudas e plantas medicinais, fonte natural com pequeno reservatório de água.
Além disso, tem uma área especial chamada “Bosque da Leitura”, criada pelo programa da Secretaria Municipal da Cultura e um CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), com diversas atividades educativas e esportivas, incluindo a prática de tênis.
A vegetação do parque é composta por uma variedade de espécies que são remanescentes da Mata Atlântica, com destaque para a palmeira Lytocaryum hoehnei, que é endêmica dos arredores de São Paulo.
Nele, é possível encontrar exemplares de passuaré, pinheiro-do-paraná, camboatá, embaúba, canela, palmito, samambaia-açu, cambuí, bico-de-pato, cauninha, maria-mole, e diversas outras espécies. Nas áreas ajardinadas, é possível avistar pinheiro-do-brejo, quaresmeira e árvore-do-papel-de-arroz, entre outras plantas.
Quanto à fauna, de acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, foram relatadas 84 espécies de animais, sendo 75 aves. Entre elas, destacam-se algumas espécies de rapinantes, como gavião-peneira, gavião-carcará, falcão-peregrino e coruja-orelhuda.
Além disso, é possível avistar aves típicas de ambientes florestais, como a choca-da-mata, pichororé, trinca-ferro-verdadeiro, pica-pau-de-banda-branca, jacu e o enferrujado.
Algumas aves endêmicas da Mata Atlântica também podem ser observadas no local, como o periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pau-de-cabeça-amarela, tucano-de-bico-verde e o arredio-pálido.
De tempos em tempos, também é possível avistar o arapaçu-do-cerrado. Além disso, o parque é habitado pelo sagui-de-tufo-branco, uma espécie da catinga, e no lago, podem ser encontradas carpas. A rãzinha-piadeira também faz sua presença constante, sendo esta uma espécie endêmica da Mata Atlântica.
É permitida a entrada de cães no parque, desde que estejam sempre com guias, e os mais bravos devem usar focinheiras para garantir a segurança de todos.
Contudo, é importante salientar que bicicletas, patins e outros equipamentos similares não são permitidos para circulação no parque.
No que diz respeito à segurança, durante nossa visita, notamos a presença de vigilantes que transmitiam uma sensação de tranquilidade.
Parque Santo Dias
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: das 06h às 18h
Preços: Gratuito
Telefone: (11) 5511-9356
site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=143945