Fotos: Reprodução / Divulgação
Atração fixa

Parque Raul Seixas traz brinquedos para deficientes e promove interação com a natureza

Quem mora na Zona Leste de São Paulo e ainda não conhece o Parque Raul Seixas, não sabe o que está perdendo. Criado em homenagem a um dos grandes representantes do rock no Brasil, o espaço aberto ao público em meio à natureza proporciona lazer gratuito para toda a família. O parque foi recém-revitalizado para receber obras de acessibilidade para o parquinho inclusivo com brinquedos apropriados para crianças com deficiência visual, física e cognitiva. Afinal, todo mundo pode se divertir.

Em relação à infraestrutura para o lazer, o parque conta com quadra poliesportivas,  quiosques, paraciclo, aparelho de ginástica perfeito para os idosos, quadra de bocha e playground para a criançada brincar à vontade. Possui também rede wi-fi grátis e sanitários. Ao todo, são  33.500 metros quadrados de área construída. 

Nas dependências do local há também um lago e uma nascente, deixando o clima ainda mais gostoso para um passeio no fim de tarde. O parque é todo arborizado e conta com áreas gramadas, perfeitas para um piquenique em família. Além disso, nos espaços circulares acessíveis dá para fazer um passeio de bicicleta.  

O parque é conhecido por possuir uma rica biodiversidade. O local é rodeado por cerca de 79 espécies de plantas que compõem a flora. Na fauna, cerca de 41 espécies podem ser observadas diariamente, sendo que 27 delas são aves. 

O Parque foi inaugurado em 1989, após a construção do Conjunto Habitacional José Bonifácio. Naquela época, a região leste passava por um intenso desenvolvimento, a partir da intensificação do comércio de lenha, carvão  vegetal e tijolos, que provocou um surto populacional no bairro. Mais tarde, várias chácaras foram loteadas e algumas casas foram sendo construídas. As edificações que hoje são utilizadas pela administração do parque e pela Casa Cultural são remanescentes da fazenda Morganti, que produzia carvão na década de 1930. 

Acessibilidade

Com a inauguração da COHAB José Bonifácio e, posteriormente, a implantação do parque, a população ganhou uma nova área verde para o lazer. Após uma solicitação do Ministério Público, o parque passou a receber uma intervenção de acessibilidade, por causa do CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), equipamento ligado à  Secretaria Municipal da Saúde), que realiza atividades psicossociais na comunidade. 

Com isso, foi construída uma área acessível no parque que liga os equipamentos e as edificações local, que foram transformadas para receber pessoas com mobilidade reduzida, conforme as exigências da legislação. 

O parquinho inclusivo também está de cara nova, com  brinquedos acessíveis e lúdicos para as as crianças, que também estimulam a interação com a natureza. Lá, os pequenos que possuem algum tipo de deficiência brincam livremente com outras crianças e descobrem sons, texturas, movimentos, de forma autônoma e segura. Um dos destaques é um labirinto em madeira, que induz a fantasia e a criatividade nas crianças, criando um cenário lúdico onde elas podem inventar a própria brincadeira. 

O Parque Raul Seixas fica localizado em Itaquera e funciona todos os dias, das 6h às 18h. Além dos espaços de lazer, lá também tem a Casa de Cultura Raul Seixas, onde são realizadas oficinas variadas para pais e filhos, como pilates e dança, além de shows, peças de teatro, rodas de conversa e muito mais.

Criado em 16/03/20

Parque Raul Seixas

Recomendado: Todas as idades

Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa

Horários: segunda a domingo, das 6h às 18h

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74