O Parque Pinheirinho d’Água, localizado no Jaraguá, é uma das opções de lazer para as famílias que moram na zona norte de São Paulo.
Ao todo, ele oferece estrutura completa para aqueles que gostam de esportes, com pista de caminhada, quadra de bocha, campos de futebol, quadras poliesportivas, estares, paraciclos, além de playground com escorregadores, mesas para xadrez e dama, áreas de circulação, centro de educação ambiental e até churrasqueiras.
A vegetação do parque é composta por uma diversidade de elementos, incluindo eucaliptal, áreas de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, campos antrópicos, brejos, gramados e árvores dispersas.
Algumas das espécies notáveis são araçá-cinzento, batata-de-perdiz, bracatinga-miúda, cabeludeira, calabura, canelinha-cheirosa, gravatá, leucena, sensitiva, taboa e tipuana. Um total de 63 espécies foram registradas no parque.
Já a fauna do parque apresenta uma riqueza de vida selvagem, com sete espécies de borboletas e 70 espécies de aves.
Dentre elas, destacam-se aquelas associadas a áreas úmidas e descampadas, como saracura-sanã, curutié, piá-cobra, filipe, joão-teneném, joão-botina-do-brejo (uma espécie endêmica da Mata Atlântica), garibaldi, choca-de-chapéu-vermelho, avoante, quero-quero, pica-pau-do-campo, além dos cuculídeos anu-branco e anu-preto.
Inaugurado em 2009, o parque é fruto de reivindicação da própria comunidade, que necessitava de um local voltado para o lazer na região. A mobilização dos moradores também teve o objetivo de preservar a paisagem do local.
Por esse motivo, o parque foi implantado com recuperação de córrego e enriquecimento arbóreo com espécies nativas. Também possui um mirante com vista para o Pico do Jaraguá. A administração do parque vem realizando implantação paisagística com espécies ornamentais.
Não há estacionamento para veículos no interior do parque, porém nas ruas próximas pode-se deixar o carro. Observe, no entanto, a sinalização de trânsito no local.
Também não há lanchonetes no parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa. Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.
O parque é aberto diariamente, das 6h às 18h e possui entrada gratuita.
Parque Pinheirinho d’Água
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: das 6h às 18h
Preços: Gratuito
Telefone: (11) 3928-1691
site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_norte/index.php?p=5760