O Parque Juliana de Carvalho Torres, localizado no Butantã, é um espaço de lazer muito procurado por quem gosta de apreciar a paisagem e se divertir com as crianças, tendo contato com a natureza. O parque fica no km 19,5 da Rodovia Raposo Tavares. O projeto de construção do local propõe a qualificação das áreas verdes remanescentes do Conjunto Habitacional COHAB Raposo Tavares, preservando a vegetação nativa.
O espaço livre não possui grades, o que possibilita o uso noturno. Tem locais para a contemplação da natureza e ambientes com mesas para jogar damas e xadrez, equipamentos de ginástica e áreas de circulação acessíveis às pessoas com deficiência.
O Butantã começou a ser ocupado em meados de 1930, devido a um movimento de urbanização próximo à antiga Estrada de Itapecerica (atual Av. Prof.º Francisco Morato). Mas o desenvolvimento começou a partir de 1900, com a implantação do Instituto Butantan (1901).
O nome do parque é uma homenagem à Juliana de Carvalho Torres, moradora da COHAB Raposo Tavares, que foi ativista do movimento de moradia e sempre esteve presente nas discussões sobre o desenvolvimento do bairro. Em 30 de junho de 2002, ela morreu com apenas 22 anos, atropelada por um caminhão conduzido por um motorista embriagado. A escolha do nome foi feita através de um processo eleitoral que envolveu toda a comunidade.
Horário de funcionamento
De segunda a domingo, das 8h às 17h.
Parque Juliana de Carvalho Torres
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: das 8h às 17h
Preços: Gratuito