Quem curte passear aos fins de semana pelo Parque Estadual da Água Branca, localizado na Barra Funda em São Paulo, sabe que o espaço conta com muitas atrações. São cerca de 134 mil m² privilegiados, com entrada pela famosa avenida Francisco Matarazzo.
Devido à pandemia da COVID-19, porém, as atividades nos parques estaduais e municipais foram suspensas, desde 23 de março. Alguns deles já voltaram a funcionar, seguindo uma série de restrições previstas.
Contudo, uma das iniciativas culturais mais bacanas do local ainda não retornou. É o “Espaço de Leitura“, que era composto por aquelas casinhas ou quiosques voltadas para o mundo dos livros.
Elas ficavam em meio às arvores e ruas internas do parque, a céu aberto mesmo, entre mesas, bancos de concreto e alguns dos vários animais que circulam livremente por lá, como gatos, galinhas e até pavões. As opções também eram bastante diversificadas: iam de livros e gibis até jogos e material para pintura e teatro.
As atividades incluíam clubes de leitura, apresentações culturais (como contação de história), feiras de troca de títulos e oficinas educativas. Tudo com foco tanto no público em geral como nas escolas públicas. Ah, também rolava formação de professores e um fórum anual sobre leitura.
O relato do “Espaço de Leitura”
Na semana passada os administradores do antigo Espaço já anunciaram, em post de 15 de julho, o “luto” pelo seu fechamento, que iria além da simples suspensão devida ao Covid-19.
No comunicado eles lembram que não seria a primeira vez que sofrem “ameaça de fechamento“, e que “A verba do projeto vinha sendo cortada há alguns anos, no entanto, foi no atual governo e gestão do Fundo Social do Estado de São Paulo que a ameaça se concretizou“.
A última tentativa de dar fim ao repasse de verba teria acontecido em 2019, mas após mobilização o contrato foi renovado até 22 de maio de 2020. Porém o espaço foi fechado ainda antes, já em 16 de março deste ano.
Comunicado do Fundo Social de São Paulo
Pelo Instagram o Fundo Social de SP postou, também em 15 de julho:
“Devido à pandemia da COVID-19, as atividades nos parques estaduais e municipais foram suspensas em 23 de março, obedecendo o Decreto do Governador e as orientações do Comitê de Contingência do COVID-19. O Espaço de Leitura dentro do Parque da Água Branca será mantido e as atividade serão retomadas a partir de agosto” (aqui).
Ainda não há detalhes sobre como será o retorno do Espaço, ou sob qual administração ele ocorrerá.
**O SPPC fez contato com o Fundo Social em 17 de julho, e aguarda retorno para eventual atualização desta matéria.