No último dia 16 de setembro, a comunidade de Paraisópolis, uma das maiores e mais importantes favelas de São Paulo, completou 100 anos. E, para celebrar a data, foi inaugurado um espaço ao ar livre dedicado às crianças, com jogos e brincadeiras que visam estimular habilidades emocionais, cognitivas, físicas e sociais. A iniciativa faz parte do projeto “Favelas do Brincar”, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Movimento Unidos Pelo Brincar e o G10 Favelas.
O novo espaço fica situado no Pavilhão do G10 das Favelas com acesso gratuito para todos os moradores da comunidade. Podem brincar crianças de todas as idades, sem restrições. O mais importante é o estímulo ao livre brincar!
A iniciativa surgiu com uma alternativa para que as crianças tenham um espaço adequado para brincar. Segundo a pesquisa “O Brincar nas Favelas Brasileiras“, realizada pelo movimento Unidos pelo Brincar em parceria com o Instituto Locomotiva e o Data Favela, 88% das mães entrevistadas recorrem a telas como celular e TV para entreter as crianças, devido à falta de espaços públicos.
Com a chegada da pandemia, esse problema se tornou ainda maior com o fechamento das creches e escolas. O estudo mostra que 50% das entrevistadas relataram maior dificuldade em encontrar tempo para brincar com as crianças durante a crise sanitária. E isso não significa que existe desinteresse por parte das mães, uma vez que 92% delas ressaltaram a importância do livre brincar para o desenvolvimento infantil.
Para quem ainda não conhece, o “Favelas do Brincar” tem como objetivo impulsionar a aprendizagem através das brincadeiras e abrir caminhos para que organizações, comunidades e governos repliquem o formato em outros territórios.
A próxima intervenção do projeto será realizada em Heliópolis (SP), em novembro.
Favelas do Brincar
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito