Fotos: Reprodução / Divulgação
CONFIRA AQUI A AGENDA DA SESSÃO AZUL EM SP
Uma sessão de cinema com som mais baixo, luz acesa, onde é permitido entrar e sair quando quiser, dar um passeio pela sala, conversar e sorrir. Essa é a Sessão Azul, criada com a proposta de realizar sessões de cinema e outros passeios adaptados para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. E o mais legal é que o objetivo principal é que as sessões funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento!
As sessões acontecem em cinemas no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Vila Velha, Goiânia e Brasília. Os filmes exibidos são de temática infantil, em versão dublada e escolhidos pelo público na semana anterior a data de exibição, por meio de enquetes no site www.sessaoazul.com.br.
Acompanhe a a agenda no site e nas redes sociais do São Paulo para Crianças ou ainda em www.sessaoazul.com.br/sessoes. Ah, além de cinemas, outras atrações estão sendo adaptadas, como espetáculos de teatro. Muito legal, não é mesmo?
Como funciona?
Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema fica com as luzes acesas, o som fica mais baixo e a plateia pode andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Não são exibidos trailers comerciais, a menos que já façam parte do filme. Profissionais devidamente capacitados acompanham e orientam as famílias. O objetivo é auxiliar as crianças na adaptação ao ambiente e orientar os pais sobre como lidar com as dificuldades de adaptação do pequeno ao novo espaço. Os pais ou responsáveis podem fazer o download do material de “Rotina do Cinema” para antecipar os passos para a criança.
Mas como surgiu a Sessão Azul?
Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os idealizadores Carolina Salviano de Figueiredo (Psicóloga), Bruna Manta (Psicóloga) e Leonardo Bittencourt Cardoso (Gerente de Projetos) identificaram vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio ou, em algumas circunstâncias, até mesmo receio da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis.
Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranquilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas. Com isso, eles buscaram opções de lazer para essas famílias e identificaram que no Brasil existem pouquíssimas alternativas de entretenimentos voltados para os envolvidos com TEA. Diante disso, tomando por base a mesma iniciativa do CineMaterna, decidiram fundar a organização de sessões de cinema especialmente voltadas para pessoas com TEA e seus familiares, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema.
Sabemos que muitas vezes não é fácil encontrar passeios acessíveis para crianças que têm necessidades especiais, como autismo. Por isso criamos um filtro especial para que você encontre atrações que consideram as necessidades das crianças autistas. Clique aqui e conheça nosso filtro de passeios acessíveis!
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: Varia de acordo com o local escolhido
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
16/11
02/11 a 16/11
Hoje tem
Gratuito
16/08 a 27/10
01/01
Gratuito
18/10, 19/10
14/11
Gratuito
25/10, 29/11
31/10
Hoje tem
Gratuito
01/10 a 30/10
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/04/18. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74