Por Daya Lima
Criado em 31/03/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, constatou que crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos) estão apresentando sinais de déficit no desenvolvimento da expressão oral e corporal, no período de suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia de Covid-19.
A pesquisa ouviu 2.070 professores e familiares de alunos matriculados em 77 escolas públicas, privadas e conveniadas, segundo o G1. O levantamento foi realizado em duas cidades, uma no Sudeste e outra no Nordeste.
Para 78% dos professores, os alunos da educação infantil estão com déficit no desenvolvimento de habilidades que, em casa, não são ensinadas da mesma forma que no ambiente escolar. Além disso, 37,6% dos alunos apresentam problemas de conduta em uma faixa etária considerada de risco de atenção e 28,7% possuem problemas emocionais. Já 19,7% das crianças sofrem com hiperatividade.
A pesquisa também aponta uma diferença de 20 pontos porcentuais entre famílias ricas e pobres, no que se refere ao ambiente de aprendizagem em casa. Pintar, desenhar, colar e contar histórias são atividades mais comuns em lares de nível socioeconômico mais alto.
Outro dado importante é que mais de 60% das famílias de crianças que estudam em escolas públicas afirmam não ter acesso à internet ou têm problemas com conexão. Já nas escolas particulares, apenas 17% dos lares enfrentam este problema. Com as aulas suspensas, atividades como leitura, rodas de conversa e música saíram da rotina dos pequenos, o que atrasa o processo de aprendizagem, considerando que a escola é uma ambiente institucional, que segue uma grade de ensino para alunos de todos os anos.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 31/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74