Fotos: Reprodução / Divulgação
09/12 a 25/01

Paço das Artes recebe exposição sensorial que propõe travessias poéticas com Cildo Meireles

O Paço das Artes apresenta a exposição “A escuta e o olhar: travessias com Cildo Meireles”, uma mostra gratuita que convida o público a experimentar a arte a partir do encontro entre escuta, visão, tato e sensibilidade.

Em cartaz de 9 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, a exposição propõe uma imersão sensorial inspirada no pensamento e na trajetória de Cildo Meireles, um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira.

Realizada pelo Instituto Olga Kos, a mostra nasce de um processo coletivo, resultado do diálogo entre obras do artista e as práticas desenvolvidas pelos participantes das oficinas da instituição, reconhecida por seu trabalho voltado à inclusão cultural.

O que esperar do evento?

“A escuta e o olhar” propõe uma travessia sensível em que os sentidos não atuam de forma isolada. Ao longo do percurso expositivo, o visitante é convidado a construir seus próprios significados, a partir da relação direta com as obras, com o espaço e com o ambiente coletivo.

A exposição reúne 22 obras, sendo 15 de Cildo Meireles e 7 produzidas pelos participantes do Instituto Olga Kos, desenvolvidas em parceria com as instituições A Alternativa, APOIE e LARES. O conjunto inclui instalações, obras interativas, trabalhos sonoros e registros fotográficos, que documentam o processo das oficinas.

Instalações transformam água, vento e som em matéria artística

Entre os destaques da mostra estão três instalações que exploram o universo sensorial de forma intensa:

  • Rir a água esparramada, inspirada em obras como Chove Chuva e Rio Oir, investiga a água em suas dimensões tátil, sonora e simbólica;

  • Tocar o vento com os ouvidos, uma instalação sonora que transforma o vento em experiência sensorial, dialogando com obras como Rio Oir e Babel;

  • Ouvir é estar por aí, que propõe um exercício de atenção ao corpo e aos sons do entorno, estimulando a escuta ativa como forma de presença.

Além das instalações, o público encontra obras em desenho, serigrafia, gravura em metal, colagem, arte gráfica, arte sonora, upcycling e técnicas mistas, reforçando o caráter experimental da exposição.

FAQ – Exposição “A escuta e o olhar: travessias com Cildo Meireles” – O que saber antes de ir

  • Período: de 9 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026

  • Horário:

    • Terça a sábado: das 11h às 19h

    • Domingos e feriados: das 12h às 18h

  • Local: Paço das Artes

  • Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis, São Paulo/SP

  • Entrada: Gratuita

Criado em 22/12/25

Exposição: A escuta e o olhar: travessias com Cildo Meireles

Recomendado: Todas as idades

Quando: Tem amanhã e no fim de semana e é gratuito! - de 09/12 a 25/01 nas terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Horários: Terças a sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74