Entra ano, sai ano, mas o questionamento popular sempre vem à tona: por quê os ovos de Páscoa são mais caros do que as barras de chocolate? Bem, todos sabemos que a diferença de preços entre eles é visível, mas qual será o real motivo pelo qual isso acontece? É sobre isso que iremos falar neste post!
Segundo argumentam as empresas produtoras dos doces, os ovos de Páscoa têm custos mais elevados, porque sua produção é diferente das barras de chocolates. Além disso, eles são feitos para dar de presente, o que torna a embalagem mais cara.
Há ainda os casos de ovos de Páscoa para as crianças, que vem com brindes dentro, sendo outro acréscimo de valor, que também pode envolver custos sobre o direito de uso de imagem de personagens nas embalagens.
Somado a tudo isso, a linha de produção dos ovos de Páscoa também envolve a contratação de mão de obra temporária, que geram mais custos, principalmente porque os produtos são embalados manualmente. Inclusive, nessa época, também há maquinários a mais para dar conta da demanda e realizar processos diferentes da barra.
Leve em consideração também que as embalagens são maiores e o produto é mais delicado do que a barra de chocolate.
E por fim, o local de armazenamento antes dos ovos serem transportados possui controle de umidade e temperatura, a fim de manter a qualidade.
O transporte para chegar até o local dos armazenamentos e para os estabelecimentos é feito de maneira diferente das barras de chocolates, principalmente pela fragilidade do produto.
Isso porque, os caminhões carregam menos carga, portanto, se torna necessário fazer várias viagens para os produtos chegarem intactos nas prateleiras.