Qual a primeira coisa que você faz quando abre a geladeira e vê um alimento com aparência ruim? Na maioria das vezes, as pessoas jogam fora. Um estudo liderado pela ONU chamado “Índice de Desperdício de Alimentos 2021” concluiu que, em 2019, foram desperdiçados 931 milhões de toneladas de alimentos no mundo. Isso significa que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo. De acordo com o estudo, o número deve aumentar drasticamente após a pandemia.
Para combater este problema, diversas instituições sociais realizam arrecadação de alimentos. É o caso da ONG Banco de Alimentos, um projeto sem fins lucrativos que recolhe alimentos que já perderam o valor no comércio e indústria, mas ainda estão próprios para o consumo. As doações são destinadas a entidades sociais que atendem
atendem milhares de crianças, jovens, adultos e idosos da cidade de São Paulo. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de famílias. Em 23 anos de atuação, a ONG já arrecadou 13.000 toneladas de alimentos, beneficiando 23 mil pessoas diariamente.
Saiba como contribuir
Para quem quiser contribuir com a ONG, basta realizar o cadastro no site e escolher um valor para fazer a doação em dinheiro. O pagamento pode ser feito por meio de boleto ou cartão de crédito.
As empresas também podem fazer o mesmo procedimento através do cadastro no site.