Procurando uma programação em SP para toda a família durante o mês de julho? O Museu da Imigração de São Paulo está com uma programação diferenciada para a garotada. São oficinas de culinária, atividades educativas e um espaço exclusivo para as crianças brincarem: O Mundo do Brincar. As atrações são gratuitas e voltadas para crianças de até 10 anos.
O Mundo de Brincar é um espaço lúdico, que conta com brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, bonecas, fantoches, quebra-cabeça e piscina de bolinhas. O local também conta com um ambiente para a leitura e estará organizado em áreas para diferentes faixas etárias. O espaço funciona todas as semanas de julho, de quarta a domingo, das 11h às 17h.
As oficinas de culinária acontecem no dia 8, às 14h e às 16h, e fazem parte do projeto “Expedições e Conexões Urbanas: Comidas de (i)migrantes”. A primeira será realizada pela imigrante síria Muna Darweesh e vai mostrar as receitas típicas de seu país e contar histórias e contos de seu povo. Depois, Victor López apresenta o lado criativo e artístico das receitas tradicionais do Peru.
No dia 9, ainda haverá a contação “Historietas de férias”, para toda as idades, e no dia 22, um mutirão na horta orgânica do MI com o projeto Museu A Horta.
O museu ainda vai realizar, todas as quartas-feiras, às 15h, o jogo Linha do Tempo, para crianças partir de 8 anos, que irá traçar conexões entre fatos históricos e objetos do acervo do Museu da Imigração. Aos sábados e domingos, às 11h, acontece também a Visita com o Educativo – 100 anos da Greve Geral de 1917, que irá promover uma reflexão sobre o papel da figura dos migrantes na Greve Geral de 1917.
Vale ressaltar que para participar da programação, que vai até 30 de julho e é gratuita, é preciso se inscrever pelo e-mail [email protected].
O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Gratuito aos sábados. O Museu oferece aos visitantes livre acesso às áreas de convivência da instituição.
Também não pagam ingressos alunos de escolas públicas, professores da rede pública (municipal, estadual ou federal), pessoas com deficiência, grupo em situação de vulnerabilidade social, servidores públicos, guias de turismo, crianças até 5 anos, taxistas e outros.
O núcleo Educativo do Museu da Imigração realiza visitas agendadas de terça a sexta, em quatro horários: 10h, 10h30, 14h e 14h30. Em cada horário recebemos até 40 alunos, oferecemos visitas educativas com duração de 1h e visitas seguidas de atividade educativa totalizando 1h30.
Programação de férias gratuita no Museu da Imigração:
Expedições e Conexões Urbanas: Comidas de (i)migrantes
Oficinas – Livre
8 de julho
Muna Darweesh
Das 14h às 16h
Receitas árabes típicas da Síria
Victor López
Das 16h às 18h
Receitas tradicionais do Peru
Atividades Educativas
Contação – Historietas de férias – Livre
9 de julho, das 15h às 15h40
Museu A Horta – Placas para a horta – Livre
22 de julho, das 15h às 17h
Jogo – Linha do tempo – a partir de 8 anos
Quartas-feiras, das 15h às 16h
Visita com o Educativo – 100 anos da Greve Geral de 1917 – Livre
Sábados e domingos, das 11h às 12h
Programação de férias do Museu da Imigração
Recomendado: de 0 a 10 anos
Quando: Já foi
Horários: das 9h às 17h
Preços: Gratuito