No dia 28 de fevereiro, das 14h30 às 15h30, acontece a oficina online e gratuita “Se esta história fosse minha”, ministrada pela escritora e educadora Janine Rodrigues. Com o intuito de incentivar a leitura entre os estudantes da rede pública de ensino, a atividade prevê um bate-papo com alunos de 7 a 12 anos, além de escrita e contação de histórias.
A oficina tem como tema a obra literária “Nuang – Caminhos para a Liberdade” de autoria de Janine Rodrigues, com ilustrações de Luciana Nabuco, editora Piraporiando. O livro aborda questões relacionadas à cultura afro-brasileira e africana e empoderamento feminino. Após a leitura do conto, os participantes também serão convidados a escrever novas narrativas para dar um final para a história, incrementando diálogos e desenhos. O objetivo é estimular a criatividade nos pequenos, com o uso da imaginação e análise crítica.
A atividade recebeu o Prêmio Arte&Escola da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que contempla projetos nas áreas da cultura, arte e da comunicação, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira edição do prêmio ocorreu em 2000.
A obra conta a história de uma garotinha negra chamada Nuag, muito habilidosa e amada por todos. Ela era do povo Uthando. Mas, no dia do seu aniversário, algo terrível acontece. A partir dos ensinamentos de sua avó e Nzambi, ela luta pela liberdade de seu povo, enfrentando muitos desafios até achar o caminho de volta para casa. Janine escreveu o conto dos 9 aos 14 anos e se inspirou na relação que tinha com seu pai, o principal responsável por mostrá-la os valores da cultura negra.
Inscrições
A oficina é voltada para estudantes de 7 a 12 anos de todo o país, preferencialmente de escolas públicas do Rio de Janeiro. As primeiras 50 crianças inscritas receberão o livro físico em casa. Os outros 50 participantes receberão um ebook animado.
As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
Oficina “Se esta história fosse minha”
Recomendado: de 7 a 12 anos
Quando: Já foi
Horários: das 14h30 às 15h30
Preços: Gratuito