divulgação: Canva

Novembro Laranja e a importância de prestar atenção aos zumbidos nos ouvidos

Em busca de um mundo cada vez mais consciente e inclusivo, a campanha Novembro Laranja vem alertar e informar sobre a importância dos cuidados com a audição.

Um ponto importantíssimo que a campanha traz, é o zumbido nos ouvidos, que muitas pessoas sentem, mas não buscam ajuda. Criando cenários para possíveis problemas auditivos.

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido ganhou mais expansão e apoio do setor cultural, com o lançamento de produções e conteúdos que trazem familiaridade para o público, principalmente para as crianças.

Com informações que instigam o debate sobre os vários estágios de perca auditiva, assim como os primeiros sintomas e a busca de tratamento.

Pode ocorrer em todas as idades!

Se você acha que o problema é uma exclusividade da terceira idade, está enganado viu?

Representatividade

Personagens com algum tipo de perca auditiva tem ganhado cada vez mais espaço em séries, filmes, HQ’s e demais produções. Conheça algumas!

Turma da Mônica

Em maio de 2022, a Turma da Mônica, ganhou sua primeira personagem com deficiência auditiva, uma menina de 9 anos chamada Suely.

Fã de esportes, a personagem foi criada de modo comemorativo durante a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, a partir de uma parceria entre os estúdios Mauricio de Sousa Produções e a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC São Paulo.

No Ritmo do Coração

Em 2022, o Oscar premiou como melhor filme o longa-metragem No Ritmo do Coração, o qual conta a história de uma jovem que integra uma família de pessoas portadoras de deficiência auditiva e é a única que não possui nenhuma forma de deficiência.

A jovem Ruby é a intérprete de seus familiares e ajuda na organização dos negócios da família, apesar de ter o sonho de conquistar uma carreira no universo da música.

Foi a primeira vez que o prêmio foi concedido a uma trama com abordagem inclusiva tão forte.

Gavião Arqueiro – Vingadores

A série Gavião Arqueiro, lançada no final de 2021, retrata de modo aprofundado a perda auditiva do herói e suas batalhas contra Echo, uma vilã que tem deficiência auditiva e é líder da Tracksuit Máfia.

A série é a primeira produção da Marvel a trazer a deficiência auditiva como plano de fundo. Ao longo da série, o Gavião Arqueiro é retratado no processo de adaptação com aparelhos auditivos e em meio à aceitação de sua deficiência.

Barbie com Aparelho Auditivo

Em agosto de 2022, a Mattel lançou a primeira boneca Barbie com deficiência auditiva, inspirada na atriz britânica Rose Ayling-Elis.

Rose possui deficiência auditiva congênita e têm quebrado diversos estereótipos no Reino Unido, ao protagonizar novelas e participar de reality shows. Em coletiva de imprensa, a atriz revelou:

“É muito importante que as crianças possam se ver representadas nos brinquedos com os quais brincam”.

A boneca inspirada em Rose possui um aparelho auditivo rosa e tem feito sucesso em todos os pontos de venda.

Alcançando mais espaço!

Danielle Guieiro da empresa Audição de Todos, comenta a importância das produções culturais retratarem pessoas portadoras de deficiência auditiva, para incentivar os cuidados e contribuir com a quebra de estereótipos e fomentar a inclusão social.

Criado em 24/11/22
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74