Por Daya Lima
Criado em 14/04/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Atenção, família! Entrou em vigor a Lei 14.071/20, que altera diversas regras do Código de Trânsito Brasileiro. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e traz algumas novidades como o aumento da validade da CNH de cinco para 10 anos e a extensão da pontuação para até 40 pontos somados em um prazo de 12 meses, desde que não haja nenhuma infração gravíssima. Além disso, a lei também modificou as regras para o uso da cadeirinha e a idade para transportar crianças em motos, por isso é preciso ficar atento.
A nova lei traz especificações para o uso dos dispositivos de segurança de acordo com a idade das crianças. Para bebês de até 1 ano e até 13kg, deve ser usado o bebê conforto ou conversível. Já a cadeirinha é obrigatória para crianças de 1 a 4 anos com peso de 9 a 18kg.
Para crianças com idade entre 4 a 7 anos e meio que não tenham atingido a altura de 1,45m e tenham de 15 a 36kg, deve ser feito o uso do assento elevação. As crianças com idade entre 7 anos e meio e 10 anos que tenham 1,45m de altura podem ser transportadas no banco traseiro, usando somente o cinto de segurança.
O uso do banco dianteiro fica liberado apenas para crianças a partir dos 10 anos que tenham no mínimo 1,45m de altura. A penalidade para quem descumprir as regras será considerada gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na carteira. As especificações não são obrigatórias para táxis e veículos de aplicativos durante o horário de serviço.
Já o transporte em motocicletas, ciclomotores e motonetas fica restrito apenas para crianças a partir de 10 anos. É obrigatório o uso de capacetes adequados ao tamanho da criança e o descumprimento das regras também podem gerar multa gravíssima de R$293,47 e sete pontos, além da possibilidade de suspensão da CNH.
Confira outros pontos da Lei:
Fonte: Policia Rodoviária Federal e Lei 14.071/20
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/04/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74