Para fechar o mês especial de setembro, o Museu da Imigração promove uma série de atividades para diferentes públicos. Um deles é o espetáculo “Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus” será encenado no Museu do dia 25 (sábado), na plataforma da estação ferroviária, às 16h. Realizado pelo Núcleo Barro 3, o monólogo conta a história de uma professora de língua portuguesa convicta de que a emancipação dos sujeitos só ocorre pela via da educação. Ainda que as inscrições para essas datas estejam encerradas, a peça voltará à instituição em outras duas oportunidades em outubro.
Integrando a programação da 15ª Primavera dos Museus, a instalação artística “Avoar” fica no Museu até o dia 17 de outubro, reunindo cerâmicas em formatos de pássaros, enviadas por artesãos de todo o Brasil e da América Latina. Nos dias 16 e 17 de outubro, os visitantes poderão levar as criações para casa mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, a ser direcionada ao Arsenal da Esperança.
Tem curiosidade de saber como os imigrantes eram recebidos. A partir de hoje, dia 25, quem estiver no Museu poderá descobrir informações acerca da maior parte das pessoas recebidas no complexo da instituição, entre 1887 e 1978, na exposição virtual “Brasileiros na Hospedaria”, que será disponibilizada no Google Arts & Culture. Com gráficos sobre as matrículas realizadas, digitalização dos livros em que os dados foram registrados, fotografias do acervo e mais, a curadoria lançará luz sob a presença e as histórias de quem nasceu no Brasil e passou pelo local que, há 28 anos, abriga o Museu.
Vai ter também contação de história, presencial e à distância, no dia 25, a partir das 15h. Dessa vez, a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará o que acontece no livro “Chapeuzinho e o leão faminto”, de Alex T. Smith, diretamente da instituição e por meio de uma live no Instagram.
Encerrando a agenda de setembro, uma nova conversa da série de lives “A situação das mobilidades humanas na pandemia” será realizada no dia 30 (quinta-feira), também no Instagram, às 17h. Na ocasião, o educador Guilherme Ramalho receberá o representante da Associação Multiplicando Esperança AME+, Elcio Careli. A pauta será a importância do serviço prestado pela organização, que atende crianças, predominantemente, de famílias migrantes na região Catumbi/Belenzinho em São Paulo. As mudanças no trabalho desde o início da pandemia, a atuação em rede e os projetos promovidos com o Museu também serão mencionados na transmissão.
Programação de setembro | Museu da Imigração
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: vide programação
Preços: Gratuito