Dos conhecidos basquete e futebol ao rugby, a garotada poderá aproveitar as férias de julho em São Paulo curtindo a programação gratuita do Museu do Futebol.
As atividades, que acontecem ao longo do mês, de terça a domingo, das 10h às 17h, fazem parte do projeto “Com a Bola Toda” cujo objetivo é incentivar a prática esportiva de diversas modalidades por todos os públicos.
Para tanto, serão oferecidas clínicas gratuitas, acompanhadas por uma equipe técnica de educadores físicos e monitores, durante os fins de semana de julho, como parte da programação de férias da instituição do Governo do Estado de São Paulo.
Nestas clínicas, que consistem em aulas e atividades recreativas, os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com fundamentos de seis modalidades esportivas diferentes, praticadas em equipe e com o uso de bola. São elas: Futebol de campo, Futebol de 5, Basquete, Vôlei, Rugby e Handebol.
Os professores introduzirão a atividade, fazendo uma breve explicação teórica, seguida da prática esportiva, que será a atração principal. O objetivo será trabalhar as regras destas modalidades de modo lúdico, com brincadeiras que estimulem a cooperação, trabalho em equipe, atenção para com o outro e compreensão dos movimentos do próprio corpo.
Vale destacar que as clínicas serão elaboradas para inclusão de todos, e grupos de instituições sociais serão mobilizados para participar das atividades esportivas e visitar a exposição. O Museu fará o agendamento dos grupos e ofertará transporte e kits-lanches.
As atividades vão começar às 10h e vão até às 14h30, com duração em torno de 30 minutos cada. E por fim, para completar o passeio, vale a visita ao Museu do Futebol, aberto das 9h às 17h, com permanência até às 18h.
Há a possibilidade de fazer visitas mediadas pelo time de educadores, com grupos de até dez pessoas, formados por ordem de chegada na entrada, às 10h e às 14h.
Além da programação do Com a Bola Toda, o Museu do Futebol terá outras atividades para entreter a criançada no mês das férias.
Aos fins de semana, as tradicionais atividades conduzidas pela equipe de educadores do Museu continuarão sendo realizadas: visitas mediadas (às 11h), oficinas e jogos (entre 14h e 15h30) para que todos aproveitem ainda mais o passeio.
O auditório do Museu do Futebol recebe o lançamento do livro “82 Uma Copa Para Sempre”, a partir das 18h30. Além da apresentação da obra, o evento contará com uma participação especial e virtual do craque Zico, às 19h, seguida de um bate-papo descontraído entre os autores Celso Unzelte e Gustavo Carvalho e uma sessão de autógrafos.
“82 Uma Copa Para Sempre” resgata a campanha e os bastidores do Mundial da Espanha, com ênfase nas seleções do Brasil, que encantou o planeta jogando um belo futebol, e da Itália, que ficou com o título.
Que tal conhecer uma adaptação do futebol que já foi praticado por outras gerações? Os jogadores terão o desafio de chegar ao gol adversário dando “petelecos” em tampinhas de garrafas. O Museu do Futebol vai deixar uma mesa pronta para o público usar à vontade.
O Espaço Dente de Leite promove atividades lúdicas e de estímulo ao brincar entre bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado dentro do Museu do Futebol, sempre no terceiro fim de semana de cada mês em um ambiente convidativo para as crianças da primeira infância.
A atividade não tem custo adicional. Os visitantes que já adquiriram ingressos para o Museu e quiserem participar precisam apenas comparecer ao espaço demarcado.
No meio das férias, a partir do dia 15 de julho (sexta-feira) começa a exposição “22 em Campo – 100 anos de Futebol e Modernismo” no Museu do Futebol. A nova exposição vai explorar 22 temas para associar esporte, cultura e as pessoas, tudo em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna.
Fazendo uma brincadeira com o número de jogadores em campo durante uma partida de futebol e o ano da Semana de Arte Moderna, a mostra tem 22 módulos dedicados a 22 temas escolhidos para relacionar os anos de 1922 e 2022, o esporte e o Modernismo. A exposição conta com fotografias e vídeos de época, áudios históricos e outros gravados por atores, lendo textos da época sobre futebol!
A bola, o goleiro, o jogador Arthur Friedenreich, o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, o futebol de mulheres e o estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, são alguns dos temas abordados pela mostra do lado do futebol]1
No time do Modernismo, jogam Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, Mário de Andrade, o Theatro Municipal de São Paulo, o músico Pixinguinha e quadros de artistas da época! O “jogo” acontece quando a mostra explica as semelhanças e relações que os dois times, aparentemente opostos, têm em comum.
Vai ser demais para os pequenos entenderem como o futebol, o esporte mais popular no Brasil, e a arte caminham sempre juntos! A exposição fica em cartaz até o dia 29 de janeiro de 2023.
Férias no Museu do Futebol
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 10h às 12h e das 12h30 às 14h30
Preços: Gratuito