Fotos: Reprodução / Divulgação
Uma visita ao Museu da Energia de São Paulo, localizado na Alameda Nothmann, 184, vai levar a criançada a entender melhor a história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos, além de fazê-las refletir sobre o futuro, ecologia e impacto ambiental. Tudo isso com equipamentos interativos, jogos e filmes. A entrada é grátis e o horário de funcionamento é de quinta-feira a sábado, das 10h às 17h.
A visita já vale pela sede do museu, um palacete erguido entre os anos de 1890 e 1894, nos Campos Elíseos, um dos bairros mais sofisticados na época.
No prédio morou Henrique Santos Dumont, irmão do pai da aviação Alberto Santos Dumont. O imóvel viveu um período de decadência, chegou a ser invadido, mas em 2001 passou para as mãos da Secretaria de Estado da Cultura e foi cedido à Fundação Energia e Saneamento. Depois de uma processo de restauração, abriu as portas em 2005 como Museu da Energia.
Créditos: Fundação Energia e Saneamento
Inaugurado em 2005, o Museu da Energia de São Paulo se destaca por seu compromisso em oferecer uma programação acessível e interativa, com uma série de exposições e atividades educativas que buscam envolver visitantes de todas as idades e origens.
Com salas interativas, jogos e projeções de filmes, a instituição convida a comunidade a refletir sobre questões fundamentais envolvendo a energia, seu impacto nas sociedades e os desafios futuros desse recurso. Em sua trajetória, o museu também tem destacado a importância da história da cidade de São Paulo, especialmente a expansão urbana e industrial que moldou a metrópole nos últimos 150 anos.
Além de ser um centro de aprendizado e reflexão sobre temas contemporâneos, o Museu carrega consigo um legado histórico. O edifício-sede, construído entre 1890 e 1894, foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do famoso aviador Alberto Santos Dumont, e uma das figuras mais proeminentes da época. Localizado no coração de São Paulo, o palacete foi, na virada do século, um dos imóveis mais sofisticados da cidade.
Um dos destaques da programação do Museu é a exposição “Onde Mora a Esperança”, uma parceria com a ONG Habitat Brasil.
A mostra, que permanece no museu até o final de agosto, reúne um acervo emocionante de fotografias de mais de 12 países, incluindo registros impactantes do semiárido de Pernambuco e da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. As imagens expostas contam histórias de luta, conquista e o direito fundamental à moradia digna.
A exposição convida os visitantes a refletirem sobre a importância de um lar seguro e digno na vida das pessoas e a importância da luta pela inclusão social e pelo acesso a direitos básicos. As fotografias, que narram realidades diversas, são uma poderosa ferramenta de sensibilização e educação, abordando questões profundas sobre desigualdade social e as condições de vida em diferentes contextos ao redor do mundo.
Em um gesto de inclusão, o Museu da Energia oferece recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência também possam vivenciar a mostra de maneira plena. Audiodescrição e intérpretes de Libras estão disponíveis mediante agendamento, garantindo que a mensagem da exposição chegue a todos de forma equitativa.
O Museu da Energia de São Paulo está localizado na Alameda Cleveland, 601, no bairro dos Campos Elíseos, na região central de São Paulo.
Créditos: Fundação Energia e Saneamento
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: 10h às 17h
Preços: Gratuito
Onde: Museu da Energia – SP – Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3224-1489
site: museudaenergia.org.br
site: [email protected]
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: 10h às 17h
Preços: Gratuito
Onde: Museu da Energia – SP – Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3224-1489
site: museudaenergia.org.br
site: [email protected]
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
01/01
Hoje tem
09/08 a 07/09
28/11 a 28/12
01/09 a 30/09
11/10 a 12/10
Hoje tem
18/08 a 05/11
Hoje tem
Gratuito
06/09
12/09, 27/09, 17/10, 24/10
Hoje tem
Gratuito
01/09 a 30/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 09/08/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74