Prepare-se para ver o mundo com outros olhos. Literalmente. A partir de 12 de abril, o Museu das Ilusões, dono do maior acervo de ilusão ótica do mundo, abre as portas em seu novo lar: o Shopping SP Market, na Zona Sul de São Paulo. A atração, que mistura ciência, arte e entretenimento, promete surpreender crianças e adultos com experiências que desafiam a lógica e os sentidos. Uma opção de passeio em família — e com muitas fotos criativas garantidas.
Instalado agora em um espaço de cerca de 1.000 metros quadrados, o museu apresenta uma versão repaginada, com mais de 100 atrações interativas. As novidades incluem esculturas de sombra, hologramas, efeitos visuais e instalações que confundem o cérebro.
A nova temporada estreia com funcionamento de terça a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h. Os ingressos são pagos, com valores a partir de R$40 (meia-entrada). O evento é recomendado para crianças a partir de 3 anos.

divulgação: Museu das Ilusões/ Máxima

divulgação: Museu das Ilusões/ Máxima
O que esperar do passeio no Museu das Ilusões?
Ao atravessar as portas do Museu das Ilusões, os visitantes são convidados a brincar com a percepção e a experimentar sensações inesperadas. O espaço reúne uma série de experiências visuais e sensoriais que misturam arte, ciência e tecnologia. Entre os destaques da nova fase estão:
- Escultura de sombra com imagem de Michael Jackson, feita com materiais recicláveis, visível apenas com o jogo certo de luz;
- Escultura 3D de Silvio Santos, formada por fragmentos tridimensionais;
- Holograma de espelhos esféricos, que dá a sensação de uma imagem flutuando;
- Clássicos como a Casa Invertida, o Pezão do Gigante e a intrigante Sala de Ames, onde nada parece ser o que é.
Além das atrações fixas, o local é repleto de painéis 3D, quadros cinéticos, jogos de espelhos, efeitos de retenção de retina e peças anamórficas, que enganam o olho e instigam a curiosidade. Uma jornada que pode divertir, estimular a pensar “fora da caixa”.
Criado em 2019, o museu é itinerante e já passou por mais de 20 cidades brasileiras. A curadoria é do físico Julio Abdalla, também responsável pela exposição científica ExperCiência, com direção de Paulo Zimmermann, especialista em projetos interativos para shoppings.
O Shopping SP Market
O novo endereço do museu não foi escolhido por acaso. O Shopping SP Market, localizado na Avenida das Nações Unidas, 22540, Jurubatuba, é um dos maiores polos de lazer da capital paulista. Lá também ficam o Parque da Mônica, o Hello Park e um cinema com 11 salas de última geração. O complexo recebe mais de 1 milhão de visitantes por mês e oferece uma ampla infraestrutura com restaurantes, serviços e lojas.
Quanto custa?
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada). Promoção para grupos e famílias: 3 pessoas por R$120, 4 pessoas por R$160, 5 pessoas por R$200 e 6 pessoas por R$240.
Quem paga meia-entrada?
Crianças a partir de 5 até 14 anos, estudantes com a apresentação da carteirinha, professores, gestores e colaboradores de escolas; jovens de famílias de baixa renda com idades de 15 a 29 anos (Carteira de Identidade Jovem), PCD e seu acompanhante; pessoas com 60 anos ou mais e doadores de sangue e medula.
Dica extra para quem vai com crianças
Depois de explorar as ilusões, que tal estender o passeio? O mesmo shopping abriga o Parque da Mônica, maior parque indoor da América Latina, e o Hello Park, com experiências digitais para os pequenos. Uma programação completa para um dia inteiro de diversão em família.