Da Redação
Criado em 15/10/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Uma das discussões que vêm à tona acerca do papel da mulher na sociedade é o empoderamento femino, algo que deve começar desde cedo. Esta é a mensagem passada adiante pela plataforma de impacto social Força Meninas. No próximo dia 29 de outubro, acontece a 2.ª edição do Prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina”, que reconhece jovens garotas por iniciativas que impactam o Brasil. O evento será transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram da Força Meninas.
As categorias são: Criativa, Pioneira, Visionária, Determinada e Líder. As vencedoras participam de um programa de formação sobre habilidades do futuro durante seis meses, com pacote de conferências, sessões de mentoria oferecidas pela curadoria do Força Meninas e um curso em parceria com a Silicon House, organização do Vale do Silício (EUA) que auxilia mulheres empreendedoras no maior polo de tecnologia do mundo.
Neste ano, o prêmio também inaugura a categoria “Desafio Juntas Somos Força”, que reconhece quem tem um projeto inovador em fase preliminar ou muita vontade de construir algo e solucionar temas como saúde de meninas e mulheres; educação e empregabilidade; meio ambiente; ciências e tecnologia e prevenção de violência contra garotas.
O desafio ainda está aberto e as interessadas podem se inscrever pelo site do Força Meninas até o dia 20 de outubro. Será escolhido um projeto ou uma ideia em cada temática e as vencedoras ganham um Kit da Força Meninas, com mentoria para tirar a iniciativa do papel.
Entre as juradas estão a Dra. Sonia Guimarães (ITA), a Profa. Dra. Renata Muniz Prado (UnB), a Profa. Dra. Simoni Gheno (Inova Centro Paula Souza-SP), além da publicitária Gal Barradas, a ativista Juliana de Faria e a jornalista Lia Rizzo.
Neste ano, a programação do prêmio traz também uma série de bate-papos durante o mês de outubro, que serão ministrados pelas campeãs do ano passado e mulheres inspiradoras que irão debater sobre as questões sociais agravadas pela pandemia da Covid-19. Tanto a série de diálogos quanto o prêmio celebram o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2012.
No ano passado, as meninas ganharam uma viagem para o Vale do Silício, Califórnia. Porém, devido à pandemia do coronavírus, a organização do evento optou por fazer uma interação digital, com os debates e a transmissão do prêmio pela internet.
A Força Meninas é uma plataforma criada por Déborah De Mari, pesquisadora do desenvolvimento do potencial das meninas e ativista no combate à desigualdade de gênero. A startup tem o objetivo de capacitar meninas de 6 a 18 anos em diversas áreas, promovendo o empoderamento feminino. A Força Menina foi a única brasileira dentre as 15 finalistas na categoria de Aprendizagem para Meninas e Mulheres, do prêmio “Solve Challenge 2020”, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
_____________________________________________________________________
Programação de debates
Dia 20 de outubro, terça-feira – às 19h
Diversidade e equidade: como garantir educação de qualidade e empregabilidade para meninas em vulnerabilidade?
Dia 22 de outubro, quinta-feira – às 19h
O Planeta e Eu: como melhorar a nossa relação com a gente, com os outros e o meio ambiente?
Dia 27 de outubro, terça-feira – às 19h
O Futuro é feminino: como inserir mais meninas em Tecnologia e nas Ciências?
Inscreva-seCadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 15/10/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74