“Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato”, disse Walt Disney, em 1954. A essa altura, o estúdio já havia lançado clássicos imortais, como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1940), Dumbo (1941), Bambi (1942) e Cinderela (1950), mas tudo, de fato, havia começado com Mickey Mouse, que completa 90 anos em 2018.
O rato mais famoso do mundo apareceu pela primeira vez em um curta-metragem animado chamado Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928. O clássico é relembrado até hoje na abertura das obras do estúdio, com a cena do Mickey dirigindo o navio e assobiando. De lá para cá, ele já deu as caras em mais de 100 animações. Atualmente, é possível vê-lo no Disney Channel, na série Mickey: Aventuras sobre Rodas.
Comemorações
O aniversário de Mickey é só em novembro, mas a Disney comemorará durante todo o ano. O primeiro evento foi o desfile da coleção capsula inspirada no personagem, criada pela marca Opening Cerimony, em 7 de março. Confira algumas das atividades previstas para celebrar o aniversário do rato mais famoso do mundo:

No último dia 7, a marca Opening Cerimony lançou uma coleção cápsula em homenagem aos 90 anos do Mickey.
História
Uma curiosidade é que seu nome original seria Mortimer, mas a esposa de Walt, Lily, mudou para o mais amigável Mickey. O personagem nasceu a partir de Oswald, um coelho criado por Walt Disney que precisou sofrer alterações em seu formato por conta de direitos autorais.
Até 1946 quem dublava o Mickey era o próprio Walt Disney, tamanho era o apreço que ele tinha por sua criação mais famosa. O simpático rato ganhou uma estrela na calçada da fama em 1978, quando completou 50 anos, e um Oscar – Walt Disney recebeu um prêmio honorário da academia em 1932 pela criação do personagem.
Para se manter atual, Mickey passou por diversas alterações em sua imagem ao longo do tempo. Desde coloração da pele, até o formato do rabo, nariz e até mesmo nas famosas orelhas. Nos primeiros exemplares ele tinha orelhas pontudas. Quem diria?
A carreira cinematográfica de Mickey é extensa. O primeiro longa metragem em que apareceu foi Fantasia (1940), mas ele estrelou diversos curtas que foram para as telonas, como O Avião do Mickey e The Gallopin’Gaucho, até o mais recente A Hora de Viajar, que foi exibido antes de Frozen (2013).