Com o objetivo de estimular a criatividade e oferecer contato com a arte para os pequenos, o MASP promove durante o mês de fevereiro três oficinas de desenho gratuitas para crianças de 8 a 12 anos. As atividades fazem parte programação “Histórias das mulheres, histórias feministas” e serão comandadas pelas artistas Santarosa Barreto, Aline Motta e Virgínia de Medeiros. Os encontros acontecerão quinzenalmente, sempre aos sábados e domingos, das 14h às 17h, e os participantes também poderão visitar as galerias do museu gratuitamente.
O evento busca resgatar os programas infantis que incentivam a presença de desenhos feitos por crianças no acervo do museu, assim como era o Clube Infantil de Arte durante os primeiro anos de funcionamento do MASP. Sendo assim, os desenhos feitos nas oficinas poderão ser doados para o acervo do museu. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site do museu. Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO – OFICINAS MASP
“Eu, você, todos nós” – 1 e 2 de fevereiro, das 14h às 17h
A atividade comandada pela artista Santarosa Barreto traz quadros de artistas clássicos do acervo do museu para incentivar as crianças a criarem seus próprios retratos. Durante a oficina também haverá conversas a respeita da identidade e questionamentos sobre como cada um enxerga a si mesmo e ao próximo. As inscrições para o dia 2 de fevereiro, domingo, já estão esgotadas.
“Desenhando a minha avó” – 15 e 16 de fevereiro, das 14h às 17h
Nesta atividade os participantes devem levar fotografias de suas famílias e as crianças serão desafiadas a fazer um desenho de uma avó real ou imaginária. Também serão compartilhadas histórias com o objetivo de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. A atividade será realizada pela artista Aline Motta.
“Do contra” – 29 de fevereiro e 1 de março, das 14h às 17h
E para finalizar a programação, a artista Virgínia de Medeiros comanda uma atividade lúdica em que as crianças serão incentivadas a desenhar suas próprias histórias usando a imaginação. Os desenhos serão feitos a partir da leitura do conto “Mariana do Contra”, de Rose Sardi, que retrata a história de uma menina que enxerga o mundo sob o seu ponto de vista e vê sempre o outro lado das coisas.
O Museu de Arte de São Paulo tem como objetivo criar diálogos sobre passado e presente, culturas e territórios, utilizando como ferramenta as artes visuais. O horário de funcionamento é nas terças, das 10h às 20h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia), e nas terças-feiras a entrada é gratuita.
MASP - Oficinas de desenho
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 14h às 17h
Preços: Gratuito
Informações Extras: as atividades acontecem quinzenalmente e os participantes também podem visitar as galerias do museu gratuitamente