Programe-se para aproveitar esse passeio com os pequenos! A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, acontece de 02 a 10 de julho, no Expo Center Norte.
Leia mais: Para a alegria da criançada! Confira o guia com passeios e viagens para curtir as férias de julho em São Paulo
Serão 8 dias de experiências culturais, contato direto com autores, bate-papos e palestras exclusivas. Com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento“, a campanha deste ano enfatiza a importância do diálogo, da abertura de perspectivas e busca de novos conceitos.
O funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h); e sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h). Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Menores de 12 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Por dentro da programação
Arena Cultural
Os visitantes terão a oportunidade de ter contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
Encontro com Mauricio de Sousa, sábado 02 de julho, às 13h
O criador da Turma da Mônica conversa com o público sobre sua carreira e seus últimos lançamentos: “Sou um Rio”, “Horácio, Completo” e “Biblioteca Mauricio de Sousa”. (O autor não fará sessão de autógrafos após a mesa).
Famílias e Amizades na Literatura Jovem, sábado 02 de julho, às 17h30
Ilustralu (Arlindo), Iris Figueiredo (Céu sem estrelas) e Vitor Martins (Se a Casa 8 Falasse) conversam sobre a representação de famílias de sangue, famílias de escolha e amizades na literatura jovem.
Encontro com Lázaro Ramos, segunda 04 de julho, às 15h
O ator, diretor e escritor Lázaro Ramos conversa com o público sobre a contribuição da literatura para crianças e jovens na reconstrução do Brasil.
Representatividade na Literatura Infantil, terça 05 de julho, às 13h30
Kiusam de Oliveira e Otávio Junior conversam sobre a importância de ter crianças negras na literatura infantil – e, principalmente, crianças negras felizes e amadas.
Encontro com Luiza Helena Trajano e Pedro Bial, quarta 06 de julho, às 16h30
“Luiza Helena. Mulher do Brasil” é a biografia da empresária por trás do Maganize Luiza, escrita por Pedro Bial. Os dois conversam na Bienal sobre o surgimento do livro, a história de vida de Luiza Helena Trajano e por que ela é uma das mulheres mais poderosas e influentes do Brasil.
Encontro com Xuxa Meneguel, domingo 10 de julho, às 14h30
Xuxa Meneguel têm um encontro marcado para falar sobre sua carreira e lançamentos literários.
Cozinhando com Palavras
O espaço proporcionará aos visitantes contato próximo com palestrantes, chefs, jornalistas e autores ligados ao ramo gastronômico.
Além de palestras e mesas de autógrafos, os participantes ainda terão a possibilidade de assistir chefs fazendo receitas e degustá-las ao final de cada apresentação. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
- A Doçaria Portuguesa, sábado 02 de julho, às 11h;
- A Culinária Pantaneira: Comitiva de Sabores, quarta 06 de julho, às 19h;
- Receitas e Memórias, quinta 07 de julho, às 19h,
- Comer com Arte em São Paulo, domingo 10 de julho, às 19h.
Espaço Infantil
O Espaço Infantil contará com 28 atividades educativas para os pequenos. Na programação estão previstas oficinas temáticas, narração de histórias e atividades de curta duração que envolvam as crianças com suas famílias.
Toda a programação será voltada para público geral. Porém, haverá repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias, assim como atividades para famílias.
Portugal é o país homenageado
Tendo em vista que Portugal é o país homenageado deste ano, a narrativa do espaço infantil, é apresentar a programação em quatro capítulos ao longo do evento – o primeiro deles é o “Navegando na leitura e descobrindo a si mesmo”, acontece entre os dias 02 e 04 de julho.
O objetivo é discutir o desenvolvimento socioemocional da criança, através de textos que sejam capazes de compreender seus sentimentos. Destaque para os convidados Larissa Ribeiro e Pedro Markun, que trazem a atividade “Democracia para Crianças – Editora Cia das Letrinhas”
Já no segundo capítulo, “Aportando em águas límpidas e verdejantes!?” (nos dias 05 e 06 de julho), a ideia é entender como a literatura pode ser um apoio para as crianças, quando o assunto é consciência ambiental e sustentabilidade. Destaque para a atividade “O que você faria para salvar o planeta?”, com a convidada Laila Zaid. A autora fará um bate-papo para incentivar que as crianças reflitam sobre ações viáveis para salvar o planeta.
“Terra firme: encontro de culturas” é o terceiro capítulo da jornada (dias 07 e 08 de julho), que contempla a ideia do aprendizado e acolhimento, por meio da cultura de paz e da tolerância. O objetivo é mostrar como a literatura une diferentes culturas e ensina o amor e o respeito pelo próximo.
A convidada Aline Gandolla participa da atividade “Refugiados em busca de um novo lar” e desenvolve a contação de histórias, baseada no livro “A viagem”. Serão realizadas brincadeiras que servirão de base para refletir sobre a realidade dos imigrantes e refugiados.
Por fim, “Viajar para um mundo mais empático” é o capítulo que encerra o evento. A ser realizado nos dias 09 e 10 de julho, traz reflexões sobre como o mundo é para as crianças.
Mario Sergio Cortella e Paulo Jebaili são os convidados da mesa “Como falar com crianças sobre empatia”. Eles lançarão o livro “Diferentes sim, desiguais jamais!”. A obra é voltada para o público infantil e fala sobre a importância de abordar o tema desde o início da vida.
A programação do espaço também contará com atividades da Mauricio de Sousa Produções.
Atrações com a Maurício de Souza Produções, de 02 a 10 de julho, durante toda a programação
Com o tema “Navegando pelas Histórias”, o estande da MSP será o espaço infantil oficial de ativações e visitas ao evento. O ambiente homenageará a cultura portuguesa com representações de monumentos históricos, pontos turísticos e símbolos culturais portugueses, todos com a participação da Turma da Mônica.
Além da programação, que conta com rodas de conversa, contações de histórias e encontros com personagens, quem visitar o estande vai poder conferir brincadeiras típicas da cultura portuguesa, como o “Jogo do Galo”, conhecido no Brasil como Jogo da Velha. Dá uma olhada na programação completa aqui embaixo!
02 de julho
- 10h-10h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Presença dos Personagens para fotos (Luca e Dorinha);
- 12h-12h50 – Roda de Leitura Braille – Andréia Aparecida da Silva Queiroz – Contação de história acessível por meio da leitura Braille por uma pessoa com deficiência visual;
- 13h-13h50 – Viva as diferenças: diversidade e inclusão na Turma da Mônica – Larissa Purvini – apresentação sobre como os temas de diversidade e inclusão;
- 14h-14h30 – Apresentação dos Personagens Inclusivos – Dorinha e Luca- Presença dos Personagens para fotos;
- 16h-16h50 – Empoderando meninas com a força da Turma da Mônica – Mônica Sousa e Larissa Purvinni – apresentação do projeto Donas da Rua, da Mauricio de Sousa Produções em parceria com a ONU Mulheres, que busca inspirar meninas e meninos por meio da trajetória de mulheres que fizeram história;
- 18h-18h50 – Livros que Iluminam – Luis Hu Rivas (editora Boa Nova) – Atividade com o autor,
- 19h-19h50 – Aventura e mistério com a Turma da Mônica: como criar histórias de medo e terror para crianças – Manuel Filho, Mauro Souza e Emerson Agune, mediado por Carolina Cespedes (editorial da Editora Girassol) – Debate entre o autor de “Medo assim nunca senti” e o ilustrador da MSP sobre a construção do primeiro livro da Turma da Mônica de medo e terror para crianças.
03 de julho
- 11h-11h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Marina e Luca – Presença dos Personagens para fotos;
- 13h-13h50 – Bate-papo – Ed Panini – Sidney Gusman, Tatiana Josefovich e Tiago Paccagnella – Bate-papo sobre a coleção Biblioteca Turma da Mônica;
- 14h-14h50 – Viagem a Portugal pelas palavras – Jose Santos – nesta atividade, o escritor José Santos conversa com o público infantil, a partir do livro Turma da Mônica – uma viagem a Portugal. Fará brincadeiras com mais de 30 palavras muito comuns em Portugal, mas pouco conhecidas no Brasil, como autocarro, camisola, telemóvel, eléctrico, peúgas, trinco e melgas;
- 16h-16h50 – Adaptações da Turma da Mônica – Marcos Saraiva – Bate-papo sobre adaptações de Mauricio de Sousa com a Turma da Mônica;
- 18h-18h50 – Bate-papo sobre Coleção turma da Mônica jovem adaptação da Série – Marcos Saraiva e Pedro Almeida – Adaptação da série de TV para os livros,
- 19h-19h50 – Lançamento Anjinho e Denise – Graphic Novel – Bate-papo com Max Andrade e Cora Ottonie mediação de Sidney Gusman.
04 de julho
- 10h-10h50 – Um convite aos presentes para curtir as histórias da Turma da Mônica por meio de contação de histórias – ed. Panini;
- 12h-12h50 – O uso das HQs em sala de aula – Dialogar com os educadores sobre o uso das HQs em sala, pensando na BNCC e em como este recurso pode ser uma excelente ferramenta para projetos multidisciplinares e interdisciplinares, apresentando sugestões para todos os segmentos. Ed. Panini;
- 13h-13h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Mônica e Milena – Presença dos Personagens para fotos;
- 14h-14h50 – Atividade de Libras – Curiosidades, Alfabeto Manual, Gibis e Personagens da Turma da Mônica em especial a Sueli – Derdic Associação de Surdos;
- 18h-18h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Magali e Milena – Presença dos Personagens para fotos.
05 de julho
- 12h-12h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Mônica e Milena – Presença dos Personagens para fotos;
- 13h-13h50 – Roda de Leitura Braille – Andréia Aparecida da Silva Queiroz – Contação de história acessível por meio da leitura Braille por uma pessoa com deficiência visual;
- 14h-14h50 – Volta ao mundo com a língua portuguesa – José Santos – Volta ao mundo com a língua portuguesa – nesta atividade, o escritor José Santos conversa com o público infantil, a partir do livro Turma da Mônica – uma viagem aos países de língua portuguesa. Fará brincadeiras com mais de 30 palavras muito comuns em Angola, Moçambique, Portugal, Timor Leste, mas pouco conhecidas no Brasil, como embondeiro, xiluva, maningue, pega-saia, camba, cachupa;
- 16h-16h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Magali e Milena – Presença dos Personagens para fotos.
06 de julho
- 10h-10h50 – Turma da Mônica e o Menino Maluquinho – Leila Bortolazzi, Manuel Filho e Erika Tartari;
- 11h-11h50 – Xô Fake News – Januária Alves e José Alberto Lovetro (JAL – presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil) – Livro Turma da Mônica Jovem #XôFakeNews;
- 12h-12h50 – Atividade de Libras – Curiosidades, Alfabeto Manual, Gibis e Personagens da Turma da Mônica em especial a Sueli – Derdic Associação de Surdos;
- 13h-13h50 – Contos da Carochinha com a Turma da Mônica: atividades práticas com as crianças sobre as histórias da terrinha – Paula Furtado – será realizada uma atividade da autora e psicopedagoga com as crianças;
- 14h-14h50 – Como Trabalhar quadrinhos na sala de aula – JAL – José Alberto Lovetro – presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil;
- 16h-16h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Magali e Milena – Presença dos Personagens para fotos;
- 18h-18h50 – Adaptações Turma da Mônica – Mônica Toy – José Márcio Nicolosi – Palestra sobre Adaptações Turma da Mônica (Monica Toy);
- 19h-19h50 – Como trabalhar Lendas e Folclore Brasileiro na Educação – Paula Furtado – A autora e psicopedagoga falará sobre a importância da abordagem do tema com as crianças, trabalhando desde a apresentação da história popular aos pequenos, até a abordagem psicopedagógica, que passa alguns ensinamentos de forma lúdica.
07 de julho
- 12h-12h50 – O uso das HQs em sala – Dialogar com os educadores sobre o uso das HQs em sala de aula, pensando na BNCC e em como este recurso pode ser uma excelente ferramenta para projetos multidisciplinares e interdisciplinares, apresentando sugestões para todos os segmentos. Ed. Panini;
- 13h-13h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Mônica e Milena – Presença dos Personagens para fotos;
- 14h-14h50 – Um convite aos presentes para curtir as histórias da Turma da Mônica por meio de contação de histórias – Ed. Panini,
- 16h-16h30 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Magali e Milena – Presença dos Personagens para fotos.
08 de julho
- 10h-10h50 – Atividade de Libras – Serão ensinados os sinais básicos da LIBRAS para interagir com qualquer pessoa surda, independentemente da idade. Alguns dos sinais vão ajudar em uma possível situação de socorro ou orientação – Ed. Online;
- 12h-12h50 – O uso das HQs em sala – Dialogar com os educadores sobre o uso das HQs em sala, pensando na BNCC e em como este recurso pode ser uma excelente ferramenta para projetos multidisciplinares e interdisciplinares, apresentando sugestões para todos os segmentos – Ed. Panini;
- 13h-13h50 – Papel é #DaHora e amigo do meio ambiente – Samara Araujo;
- 15h-15h50 – Um convite aos presentes para curtir as histórias da Turma da Mônica por meio de contação de histórias – Ed. Panini;
- 16h-16h50 – Aprendendo a Bíblia com a Turma da Mônica – Pastor Richarde Guerra – Atividade com o Jogo Turma da Mônica;
- 18h-18h30 – Apresentação dos Personagens – Chico Bento – Presença do Personagem para fotos,
- 19h-19h50 – WWF e Turma da Mônica: Transformando biodiversidade e ecologia em assunto de criança – Gabriela Yamaguchi e Carolina Cespedes.
09 de julho
- 10h-10h50 – José Santos e Paulo Netho – A brincar com poesia – Os poemas para crianças de Fernando Pessoa – nesta atividade, os escritores José Santos e Paulo Netho conversam com o público infantil sobre o poeta português Fernando Pessoa, sua pequena e divertida obra para crianças. Além da declamação de nove poemas do mestre Pessoa, será contada a história da viagem da Turma da Mônica a Lisboa, percorrendo os lugares mais importantes da sua biografia, tendo o Cascão no Largo de São Carlos, a Magali na Praça do Comércio, o Cebolinha e Bidu na Rua da Conceição da Glória e a Mônica no Largo do Chiado, ao lado de sua famosa estátua;
- 12h-12h50 – Papel é #DaHora e amigo do meio ambiente – Samara Araújo;
- 13h-13h50 – Aprendendo sobre Deus com a Turma da Mônica de um jeito muito divertido! – Ed. Ave Maria – Pe. Luis Erlin, cmf – diretor-presidente da Editora Ave-Maria, autor best-seller com mais de um milhão de livros vendidos, e diversas obras em parceria com a Mauricio e Sousa Produções, mostra como é possível educar e transmitir a fé e os valores cristãos e humanos às crianças por meio da leitura;
- 16h-16h50 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Mônica e Cebolinha – Presença do Personagem para fotos;
- 18h-18h50 – Adaptações Turma da Mônica – Mônica Toy – José Márcio Nicolosi – Palestra sobre Adaptações Turma da Mônica (Monica Toy),
- 20h-20h50 – Lançamento Franjinha e Denise – Graphic Novel – Bate-papo com Max Andrade e Cora Ottoni, com mediação de Sidney Gusman.
10 de julho
- 10h-10h50 – Apresentação dos Personagens – Turma da Mônica – Magali e Cascão – Presença do Personagem para fotos;
- 12h-12h50 – 10 anos de Graphic Novels – Sidney Gusman, Vitor e Cora;
- 16h-16h50 – Atividade de Libras – Serão ensinados os sinais básicos da LIBRAS para interagir com qualquer pessoa surda, independentemente da idade. Alguns dos sinais vão ajudar em uma possível situação de socorro ou orientação. – Ed. Online;
- 18h-18h50 – Apresentação do livro Amigos da Floresta e do conceito de Escola da Floresta – Sérgio Olaya e Renata Pettengill;
- 19h-19h50 – Atividade de Libras – Serão ensinados os sinais básicos da LIBRAS para interagir com qualquer pessoa surda, independentemente da idade. Alguns dos sinais vão ajudar em uma possível situação de socorro ou orientação – Ed. Online.
Diário de um Banana, de 02 a 10 de julho
Com 16 volumes já publicados no Brasil, a coleção Diário de um Banana é febre entre os jovens leitores. E é o protagonista dos livros, Gref Heffley, que os visitantes da 26º Bienal Internacional do Livro de São Paulo vão poder tirar fotos no estante da VR Editora.
O estande fica aberto durante toda a programação, nos seguintes horários:
- 02/07 – Das 12h às 14h e das 17h às 19h;
- 03/07 – Das 12h às 14h e das 17h às 19h;
- 04/07 – Das 11h às 13h e das 16h às 18h;
- 05/07 – Das 11h às 13h e das 16h às 18h;
- 06/07 – Das 11h às 13h e das 16h às 18h;
- 07/07 – Das 11h às 13h e das 16h às 18h;
- 08/07 – Das 11h às 13h e das 16h às 18h;
- 09/07 – Das 12h às 14h e das 17h às 19h,
- 10/07 – Das 16h às 18h.
No dia 07, acontecerá uma roda de contação de histórias às 17h. A contação “Refugiados – Em busca de um novo lar” é baseada no livro A viagem, obra que recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade dos Ilustradores de Nova York.
Salão de Ideias
Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, o espaço trará grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
O Dia em Que a Árvore do Meu Quintal Falou Comigo, segunda 04 de julho, às 19h
Lançamento do primeiro livro do humorista, apresentador e roteirista Paulo Vieira. “O dia que a árvore do meu quintal falou comigo” é um livro infantil sobre a amizade e o sentimento de liberdade.
Desenvolvimento Intelectual e Emocional das Crianças, terça 05 de julho, às 15h
Luciana Brites é fundadora do NeuroSaber, instituto que tem como propósito desenvolver o potencial de cada criança. Nesta conversa, ela fala sobre a importância do brincar e como saber do que seu filho realmente precisa. (Oferecimento do Banco Luso Brasileiro, apoiador do Prêmio Jabuti 2022).
Escola e Educação no Pós-Pandemia, quarta 06 de julho, às 11h30
Durante a pandemia de COVID-19, escolas fecharam, crianças perderam o convívio com colegas, e professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Neste painel, as convidadas vão discutir as mudanças que ocorreram no ensino nos últimos anos, e quais são as perspectivas para o futuro.
HQs na Sala de Aula, quarta 06 de julho, às 13h
Marcelo D’Salete (Angola Janga) conversa com Fábio Moon e Gabriel Bá (O Alienista) sobre quadrinhos como uma ferramenta para apresentar fatos históricos e narrativas clássicas para o público jovem. (Oferecimento do Banco Luso Brasileiro, apoiador do Prêmio Jabuti 2022).
Aventuras para Jovens, domingo 10 de julho, às 11h30
Qual jovem não sonha em ter uma grande aventura? Quatro escritores conversam sobre seus livros infantojuvenis, cheios de ação, mistérios e investigações.
BiblioSesc
Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
Intervenção: “O menino que carregava água na peneira” (Taturana Grupo), domingo 03 de julho, às 13h30
Dentro de uma pequena cabana se encontra um ator que narra a história de um menino que tem um sonho: viajar nas possibilidades que só as letras, palavras e a literatura nos dá. Uma viagem fantástica e inesquecível pelo universo de Manoel Barros.
Intervenção: “Realejo Cultural” (Cia Canta e Circo), terça 05 de julho, às 13h30
Vem chegando o Realejo Cultural, uma intervenção literária onde uma dupla de atores e o pequeno palhaço Periquito presenteia as pessoas passantes com um conto, poesia ou trecho literário, convidando-os a desfrutar de um momento poético.
Cinema: “O menino e o mundo”, terla 05 de julho, às 16h
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Dir.: Alê Abreu, BRA, Animação, Drama, 2014.
Cinema: “D.P.A. 2 – O mistério italiano”, sexta 08 de julho, às 16h30
Durante o Expo-Bruxo, o maior evento de magia do mundo, Pippo, Bento e Sol viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice e de um grupo de crianças, que foram enganadas e sequestradas pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Diretora: Vivianne Jundi, BRA, Animação, 2018. O espaço contará também com intervenções artísticas.
Espaço Cordel e Repente
O espaço contará com uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas relevantes ao tema. “Como se faz cordel”, “Como se faz xilogravura” e “Ilustração com referências na xilogravura”. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
- Pocket Show com o Grupo Cordel Cantante e o Poeta Luciano Braga e Edimaria, sábado 02 de julho, às 14h;
- Oficina de Cordel e Contação de História com Tin Tin Alves, terça 05 de julho, às 10h;
- Roda de Leitura Braille, quinta 07 de julho, às 10h;
- Declamação de Versos com o Poeta Potiguar Antonio Francisco, sexta 08 de julho, às 14h30,
- Sarau Literário com Paola Torres e Dráuzio Varela: Medicina, Cordel e Cantoria é Remédio Que Veio Para Curar, sábado 09 de julho, às 16h.
Papo de Mercado
Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. O espaço contará também com intervenções artísticas. Confira alguns destaques do espaço e a programação completa!
- Encontro de Educação, sábado 02 de julho, às 10h;
- O Impacto da Pandemia no Consumo de E-Books no Brasil, segunda 04 de julho, às 13h30;
- Internacionalização da Literatura Brasileira: o Caso de Torto Arado, segunda 04 de julho, às 15h45,
- Livros que viajam: O intercâmbio entre Brasil e Portugal, sexta 08 de julho, às 15h30.
Estandes das Editoras na Bienal
Estande da Scortecci Editora
02 de julho de 2022 – Sábado
- 13h às 14h – #DOECORAGEM – Carla Brandão;
- 14h30 às 15h30 –
- A Garota da Janela – Aline Assis
- A História das Cartas Mágicas – Suelene Theodoro Bueno,
- 19h às 21h
- Antologia Scortecci 40 anos – Poesias, Contos e Crônicas – Volumes 1, 2 e 3
- Lançamento com a presença dos AUTORES PARTICIPANTES.
03 de julho de 2022 – Domingo
- 10h às 12h30
- Antologia Poetrix: 22 Anos de Arte Poética – Lorenzo Ferrari (org.)
- Antologia Poetrix 7: [R] Existir – Aila Magalhães e Goulart Gomes (Org.);
- 13h às 14h
- Pensando com o Coração – Arimaté
- Uai!!! Cadê o Antônio que Tava Aqui? – Sergio Seixas;
- 16h às 17h – Ana, Franklin e a Molecada – Geraldo Malta,
- 19h às 20h
- Brincadeiras – Cristina Carvalho
- Dando Luz ao Mundo – Cristina Carvalho.
04 de julho de 2022 – Segunda-feira
- 11h às 12h
- A Anjinha que Perdeu uma Asa – Neuza Maria Cechetti,
- A Princesa e as Fadas 2021 – Neuza Maria Cechetti
- Aventura dos Cãezinhos – Neuza Maria Cechetti;
- 13h às 14h
- Brincando com Versos – Graça Roriz Fonteles,
- Dois Gatinhos – Meire Marion,
- O Menino que Não Sabia de Onde Veio – Meire Marion,
- Bruna Una Luna – Lionizia Goyá,
- Leila Bella do Arco-da-Velha – Lionizia Goyá,
- 14h30 às 15h30
- A Viagem da Gotinha – Consuelo Pagani,
- O Pequeno Odanimuli Olugbalá – Hudson Mouroh,
- O Jardim de Samuel – Edna Filipim
- Felipa, a Joaninha – Edna Filipim;
05 de julho de 2022 – Terça-feira
- 11h às 12h – Histórias de Paulinho – Luiz Antonio Violin;
- 13h às 14h – Os Três Porquinhos Deficientes – Sarah Bittencourt,
- 14h30 às 15h30
- Essa Tal Diferença – Alcidéa Miguel,
- O Diário dos Meus Crespos Versáteis- Alcidéa Miguel
- Sarapico Descobre o Natal – Romeu Costa.
06 de julho de 2022 – Quarta-feira
- 11h às 12h – Balão Doce – Evani Alves
- 13h00 às 14h00
- A Casinha das Vogais – Paulo Mauá
- A Lenda de Uaçá e Uaná – Paulo Mauá (parceria CBL/ e-book)
- A Orquestra Panapaná – Paulo Mauá
- A Tribo Panapaná – lançamento – Paulo Mauá
- Dicionário de Coletivos do Tio Menelau – Paulo Mauá
- Dicionário de Diminiutivo e Aumentativo do Tio Menelau – Paulo Mauá
- O Castelo Panapaná – Paulo Mauá
- O Circo Panapaná – Paulo Mauá
- O Espaço Sideral Panapaná – Paulo Mauá
- 14h30 às 15h30
- Os Fantasmas Da Fábrica De Louças – Francisco Aparecido
- Os Olhos Da Mata – Cecília D`Antino
07 de julho de 2022 – Quinta-feira
- 13h às 14h – Lorde Scott – O Gato Conquistador – Maria Martha
- 14h30 às 15h30
- Fantasma Tem Medo De Que? – Zinna Paiva E Théo Paiva Ramos
- Joãozinho No Bosque Das Mariposas – Fhatima Coelho
- A Fadinha Minúscula Do Bosque – Fátima Coelho
- A Menina, Seu Pai E O Jornal: Uma História De Amor As Letras – Gisele Silva
- As Aventuras De Pé De Moleque – Gisele Silva
- Pé De Moleque – Gisele Silva
- 17h às 19h
- Crônicas Fabulárias – Emila Khartu
- Destinos Entrelaçados – Stephanie Caroline
- O Lixo Que Vira Luxo – Elisabete Ribeiro & Ana Claudia Puntoni
08 de julho de 2022 – Sexta-feira
- 13h às 14h
- A Joaninha Viu O Beija-flor – Cassia Marina Moreira
- As Baleias Em Abrolhos – Cassia Marina Moreira
- As Tartarugas De Davi – Cassia Marina Moreira
- Dona Arraia – Cassia Marina Moreira
- Enzo E O Baiacu Assustado – Cassia Marina Moreira
- Um Peixinho Bem Esperto – Cassia Marina Moreira
- Zoey Faz Um Amiguinho – Cassia Marina Moreira
- Zoey Vai Para A Escola – Cassia Marina Moreira
- 14h30 às 15h30
-
- Animas Vestras, Animus Meus: Em Tempos De Metaverso – Lilian Porto
- Casal Legal – Lumar
- Em Terras Distantes Li Estrelas – Márcia Etelli Coelho
- 17h às 21h (Mesa alta) – A Árvore que se Foi – Antonio Celso Polastri Gonçalves de Oliveira
09 de julho de 2022 – Sábado
- 13h às 14h
- As Aventuras De Harley: O Início – Heitor Rafael Fernandes De Souza
- Uma Viagem À Memphis – O Que Os Filmes Não Contam Sobre Elvis Presley – Elias Rafael
- Uma Viagem Ao Mundo Dos Versos E Das Letras – Ana Paula Souza Filgueira
- 14h30 às 15h30
- A Condenada – Juarez Avelar
- Canteiros – Raquel Gonçalves
- Eu Vou Estar No Seu Amanhã – Marcello Fierro
- O Quintal Da Casa 8 – Fabiano Campachi Uma Pequena Fábula – Valdemir Augusto Pereira
- 16h às 17h
- Carmim 99 E A Centésima – Maria Luiza Kuhn
- Diversão Ao Pé Da Letra – Sílvia Ferreira Lima
- Emoções Em Poesias – Para Sempre O Amor – Valdemira Albuquerque
- Eu Sou Yanka – Eliaquim Batista
- Foi Iluminação – Tommaso Squillace
- 17h30 às 18h30
- A Mentira Do Amor Perfeito – José Maria Braga
- Batendo Papo – Andrea Gaui & Vanessa Fonseca Babini
- Cálculo 5 – Poesias Inexatas – Rose Ramos
- Menino Pelado – José Maria Braga
- No Entorno Do Poema – Wildon Lopes
- 19h às 20h
- A Viagem – Valter Rocha
- Azul, Azul, Azul E Uma Nuvem Branca – Fernanda Cangerana
- Uma Vida Para Ana – Iraci Costa Ferreira
- 20h30 às 21h30 – O Velho Curral – Contos, Poesias E Declarações De Amor – Wuilson Pedro Trindade
10 de julho de 2022 – Domingo
- 13h às 14h
- Contação De História Com Origami Em Didinha E Seu Instrumento Musical – Solange Rodrigues
- Histórias De Uma Vida Comum – Celso Colonna Cretella
- Manual De Enxadrismo Escolar – Jorge Melecsevics
- Shogi – Jorge Melecsevics
- Tudo Bem Estar Mal – Guilherme Krauss
- Uísque Numa Xícara De Chá – Loui-kélly
- 14h30 às 15h30
- Um Trem Para O Passado – Benedito Alberto Villalva
- Uma Missão Quase Impossível – Liana Gottlieb, Paulo Saldiva E Pedro Sérgio Pereira
Estande da Melhoramentos
Em seu estande, a Editora Melhoramentos apresenta diversos lançamentos, preços promocionais, programação especial com homenagem a Ziraldo e a presença de autores da casa na programação oficial da Bienal.
A Editora Melhoramentos participa de painéis com convidados especiais e um dos destaques é a participação de Cleo, que acaba de lançar seu primeiro livro Todo Mundo que Amei já me fez Chorar, escrito em parceria com Tatiana Maciel. As autoras estarão em um painel na Arena Cultural na quarta-feira, dia 06/07, às 15h.
A editora fará também uma homenagem a Ziraldo, que completa 90 anos em outubro. Na sexta-feira (08/07) os autores das coletâneas “As meninas maluquinhas” e “Os meninos maluquinhos” – conversam sobre o impacto de Ziraldo em suas vidas de leitores, e como reimaginaram a obra em seus contos originais às 10h, no Espaço Infantil.
Confira abaixo a programação completa da Editora Melhoramentos
Cozinhando com Palavras
- 04/07 às 19h: Rodrigo Oliveira, livro Mocotó
- 08/07 às 10h30: Bruna Leite e Otavia Sommavila, livro Pequenos Gourmets Bolos
- 08/07 às 14h: Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo A. Andrade, livro Fermentação à Brasileira
- 09/07 às 19h: Laurent Suaudeau, livro Laurent Suaudeau: o Toque do Chef
Arena Cultural
- 06/07 às 10h: Cristino Wapichana e Kaká Werá, livro O cão e o curumim
- 06/07 às 15h: Cleo e Tatiana Maciel, livro Todo Mundo que Amei já me fez Chorar
- 08/07 às10h: Andreza Delgado, Eliana Martins, Elizandra Souza, Miriam “Mikannn” Castro, Cristino Wapichana, Fabio Yabu, Load e Rafael Calça. Livro Os Meninos Maluquinhos; As Meninas Maluquinhas
Espaço Infantil
- 04/07 às 15h: Eliana Martins e Patrícia Secco, livros A Vizinha antipática que sabia matemática e Um presente para Adeola
- 06/07 às 15h: Leila Bortolazi, Erika Tartari e Manuel Filho, livros Mônica e o Menino Maluquinho; 5… 4… 3… 2… 1 – Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço; MMMMM — Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica
- 06/07 às 10h: Laila Zaid, livro Manual para super-heróis
Espaço Papo de Mercado
- 04/07 às 20h com os participantes: Corina Campos, Pedro Almeida (Faro Editorial), Renata Sturm (Maquinaria Sankto Editorial) e a mediadora Lilian Cardoso.
Estande da EDP
A EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico realizará atividades destinadas ao público infanto-juvenil com programação que trabalhará a campanha institucional “Changing Tomorrow Now” (ou Mudando Hoje o Amanhã, em português) por meio de ações voltadas à temática “Oceano”.
Ao longo dos nove dias de evento, o estande da EDP contará com diversas atrações, como experiências de realidade virtual e aumentada, exibição de curta-metragem e games.
O conteúdo aborda temas como emissões de CO2, turismo marinho, recifes de corais e práticas inadequadas do uso da terra. A ação será complementada por um painel com ativação em realidade aumentada.
A conscientização começará já na fila das ações de realidade virtual. Isso porque, durante a espera, será possível jogar dois games, que trarão atividades relacionadas ao tema “Oceano”.
Na Bienal, as crianças terão oportunidade de participar de contação de histórias conduzida pelo grupo Lumiá, nos dias 2 (sábado) e 10 (domingo), às 15h30. As contações terão como temas a preservação dos oceanos e o ciclo da água. A atividade será complementada com uma oficina de fabricação de brinquedos com materiais recicláveis.
02/07, sábado
- 10h às 15h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 15h30 às 16h30: Contação de histórias + oficinas de brinquedo
- 17h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
03/07, domingo
- 13h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
04/07, segunda-feira
- 09h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
05/07, terça-feira
- 09h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
06/07, quarta-feira
- 09h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
07/07, quinta-feira
- 09h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
08/07, sexta-feira
- 09h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
09/07, sábado
- 10h às 21h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 21h: Curta-metragem “Nada, nadador”
10/07, domingo
- 10h às 15h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 15h30 às 16h30: Contação de histórias + oficinas de brinquedo
- 17h às 20h: Experiências de realidade virtual e aumentada
- 20h: Curta-metragem “Nada, nadador”