Da Redação
Criado em 26/12/16
Fotos: Reprodução / Divulgação
Que tal aproveitar as férias em São Paulo para ler bastantão? Olha que dica boa: Ziraldo, um dos principais autores infantis do Brasil, criador dos clássicos “O Menino Maluquinho”, “Flicts” e “O Bichinho da Maçã”, lançou recentemente pela Editora Melhoramentos o livro “Meninas”, na qual conta e ilustra à sua maneira o livro Alice no País das Maravilhas e se concentra em explicar quem é “a menina”, esse ser encantado que dura apenas dos 7 aos 11 anos.
Este é o segundo livro do autor que mergulha no universo das meninas e, segundo ele, nasceu da mesma fonte do primeiro, “Menina das Estrelas”, lançado em 2007. Tudo começou com a provocação de uma pequena leitora, em uma seção de autógrafos em Vitória (ES). A menina perguntou por que em seus livros, Ziraldo só falava de meninos… “Respondi que era porque menina eu não sei como é que vive, não sei como é que sofre. De menino eu entendo muito mais”, conta o autor.
Mesmo com a explicação, a garota pediu que ele escrevesse um livro sobre meninas. E Ziraldo obedeceu. Começou lendo o que podia sobre meninas. Nessas leituras, em que procurava mergulhar na alma de uma menina de 7 a 8 anos, não faltou o clássico “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. “Nessa história, Carroll descreve o que chamamos de ‘o eterno feminino’, a vocação do feminino”, explica.
Terminado “Menina das Estrelas”, ele achou que o clássico poderia render outro livro. “Pensei em fazer a minha versão da história de Alice no País das Maravilhas, provando que a menina e a mulher são os únicos seres que ocupam o mesmo corpo, ao mesmo tempo. Porque, em minha história, ela cresce, mas segue sendo aquela mesma menina”, conta ele.
Nesse novo livro tenta explicar a menina, focando quatro anos da infância, ou, como diz, “quatro verões”. Para isso, Ziraldo mergulhou fundo na obra de Carroll, visitando a coleção de mais de cem edições diferentes de Alice no País das Maravilhas, nos mais diversos idiomas, que uma de suas netas, também chamada Alice, possui.
Em forma de poema, o livro acompanha a transformação da menina em menina-moça. Como todo livro de Ziraldo, a obra apresenta casamento perfeito entre texto e ilustrações. Nesse último quesito, aliás, vale destacar uma surpresa: em um dos desenhos, a menina assume a caricatura da atriz Tatá Werneck. Para auxiliá-lo no projeto, o autor convidou o ilustrador, chargista e músico Renato Aroeira para colorir seus desenhos.
Fica a dica! Vamos ler com a criançada!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 26/12/16. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74