Fotos: Reprodução / Divulgação

Sueli Bravi Conte

Criado em 12/11/21

Lição de casa: como motivar e ajudar a criança?

Compartilhe

Nós, adultos, passamos a vida tentando fugir da rotina, mas quando o assunto é educar as crianças, não há como escapar! A rotina é um elemento fundamental para criar pilares fortes e capazes de orientar a vida dos nossos filhos. Assim, na hora de realizar as tarefas escolares, este hábito passa a ser um aliado importante na educação.

O momento deve ser sempre prazeroso e precisa haver dentro de casa, no âmbito familiar, uma continuidade do que é realizado na escola. É verdade que alguns pais dizem: “Mas a criança deve parar de brincar para fazer lição? Ah, não…”. Porém, é aí que entra em cena a importância da rotina e da responsabilidade na vida da criança. É com as crianças ainda pequenas que se introduz a disciplina e a tão falada ‘rotina de estudos’. Se tudo tem seu horário, o correto então é dividir o tempo. Hora de brincar, de assistir televisão, de tomar banho, almoçar, tomar o lanche e, enfim, um tempo reservado para a realização das atividades escolares.

Não se trata de uma tarefa fácil controlar horários para os filhos! Porém, quando aplicamos regras e estabelecemos limites desde cedo, tudo passa a fazer parte do dia a dia da criança. É assim, também, que se incorporam valores na vida dos ‘pequenos’.

Pode parecer pouco eficaz, mas quando indago aquele bom aluno do Ensino Médio, por exemplo, que é dedicado, que faz todas as suas lições e ainda consegue conciliar tempo para a prática de atividades esportivas, curso de idiomas e até aula de música, sobre como é possível estudar e cumprir todas as atividades propostas, a resposta costuma vir, com segurança: “Tenho uma rotina de estudos desde pequeno“.

O ato de levar as tarefas escolares para casa deve receber o suporte dos pais. Apoio, incentivo e interação da família nos conteúdos não significa tomar a obrigação para si, mas sim, auxiliar, colaborar e participar. Na prática, esta participação dos pais significa ler enunciados e ajudar a interpretar as questões oferecendo condições para que a criança realize a atividade com sucesso. Na dúvida, uma orientação segura é: Pergunte ao professor.

Contudo, no processo de desenvolvimento do estudo o erro se faz presente. O importante é mostrar à criança que errar faz parte do aprendizado e que juntos poderão superar as dificuldades. Saber lidar com o erro, aceitá-lo e agir em função do acerto deve partir também do exemplo dos pais, com elogios.

A ideia, portanto, é fazer do momento da tarefa escolar uma ação prazerosa com a família. Claro, nem sempre os pais conseguem. Nesse caso, a recomendação é de que contem com auxílio dos profissionais da escola para orientá-los sobre a melhor forma de conduzir as atividades.

Sobre Sueli Bravi Conte:

Educadora, psicopedagoga, mestre em Neurociência, mantenedora e diretora do Colégio Renovação, instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades e que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Site: https://sueliconte.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/suelibravi.conte

Sobre Sueli Bravi Conte:

Educadora, psicopedagoga, mestre em Neurociência, mantenedora e diretora do Colégio Renovação, instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades e que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Site: https://sueliconte.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/suelibravi.conte

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 12/11/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74