Crédito: Subprefeitura Sé
O charmoso bairro da Liberdade, no coração de São Paulo, está se unindo ao programa municipal “Ruas Abertas”, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência única a partir de 1º de outubro. Aos domingos e feriados, quatro das suas vias serão fechadas para carros, das 9h às 20h, seguindo o mesmo conceito de sucesso que transformou a Avenida Paulista desde 2015.
As vias que se tornarão exclusivas para pedestres são a Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará presente para monitorar o trânsito e direcionar motoristas para rotas alternativas.
A Liberdade é um destino ideal para famílias, oferece uma rica experiência cultural com influências japonesas, chinesas e coreanas, proporcionando aprendizado para as crianças. Além disso, a diversificada gastronomia asiática permite explorar novos sabores, enquanto as lojas temáticas de cultura pop japonesa encantam os pequenos e fãs de quadrinhos. Com eventos culturais durante o ano todo, parques próximos para diversão ao ar livre, oportunidades de compras especiais, deliciosas sobremesas e muito mais, a Liberdade se destaca como uma escolha fantástica para programas em família em São Paulo.
Leia mais: Novo McDonald’s temático na Liberdade: uma homenagem à cultura oriental
Os defensores desse modelo destacam seus benefícios, como a reocupação do espaço público pelas pessoas, o estímulo ao comércio local e os ganhos ambientais resultantes da redução do uso de carros. Este é um passo importante para tornar a cidade mais amigável para os pedestres e mais sustentável.
Esse projeto, em caráter experimental, poderá passar por ajustes, de acordo com a Prefeitura. Uma segunda fase do Ruas Abertas Liberdade prevê obras na região, incluindo a expansão de calçadas.
O “Ruas Abertas”, que já é um sucesso na Avenida Paulista, se tornou lei em 2016 durante a gestão de Fernando Haddad, hoje Ministro da Fazenda. Atualmente, a principal avenida da cidade tem ambos os sentidos totalmente fechados das 8h às 16h aos domingos e feriados.
Em junho, a Prefeitura realizou uma consulta pública para avaliar a receptividade do programa pela população local. Foram recebidas mais de 4 mil contribuições, com uma aprovação de 89% em relação ao fechamento das vias aos domingos na região.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: das 9h às 20h
Preços: Gratuito
Onde: Liberdade – Rua Mituto Mizumoto, 32, Liberdade - São Paulo - como chegar
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: das 9h às 20h
Preços: Gratuito
Onde: Liberdade – Rua Mituto Mizumoto, 32, Liberdade - São Paulo - como chegar
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Gratuito
06/09 a 28/09
Hoje tem
15/08 a 14/09
Hoje tem
20/06 a 22/09
Hoje tem
Gratuito
06/09 a 11/01
20/09
13/09 a 10/09
01/11
12/12
12/10
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/10/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74