O Mundo das Crianças é, sem dúvida, um dos espaços de brincar mais legais do Estado de SP e não pode ficar de fora do seu roteiro de passeios! É uma atração pública e gratuita localizada em Jundiaí, a menos de uma hora da capital. Com um conceito inovador ao ar livre, o parque estimula o contato com a natureza, o brincar e a curiosidade, oferecendo brinquedos, playgrounds, paredes de escalada, ciclovia, trilhas e o famoso foguete, símbolo do parque e favorito das crianças.
O parque conta também com o Espaço das Águas, um local repleto de atividades aquáticas que prometem refrescar e divertir toda a família. Integrado ao Mundo das Crianças, o espaço funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada permitida até às 16h.
Agendamento no Mundo das Crianças
Agora a entrada é livre no Mundo das Crianças, assim como no Espaço das Águas e no Espaço Pet. É só chegar e se divertir. O espaço funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada permitida até às 16h. As quadras de tênis e de areia ainda continuam precisando de agendamento.
Horários de funcionamento e fechamento dos parques:
- Mundo das Crianças: aberto de terça a domingo, das 7h às 17h. Agendamento obrigatório aos finais de semana e feriados. Fechado às segundas para manutenção.
- Parque da Cidade: aberto diariamente. De segunda a sexta, funciona das 6h30 às 19h (portões fecham às 18h). Aos finais de semana e feriados, abre das 6h30 às 18h (portões fecham às 17h).

Crédito: Mundo das Crianças de Jundiaí
O que esperar do Espaço das Águas?
O Espaço das Águas, que se estende por 330 mil m², é uma das áreas mais encantadoras do Mundo das Crianças, onde a natureza é a grande protagonista. Localizado logo após a entrada principal do parque, o espaço oferece uma série de atrações que agradam toda a família.
Com com prainha, cachoeira e quiosques para momentos de descanso, o local é uma opção para dias quentes. Além disso, guarda-sóis e espreguiçadeiras estão disponíveis.
A grande novidade é o pedalinho, liberado para crianças a partir de 6 anos, que pode ser utilizado com o acompanhamento dos responsáveis. Aos finais de semana e feriados, é necessário agendar a visita, o que garante uma experiência mais organizada e segura.
Entre os destaques estão o Espaço Pet, perfeito para quem deseja passear com seus animais de estimação, um mirante com vistas panorâmicas, um palco para apresentações, o espelho d’água com pedalinhos e uma charmosa praia com cascata. Além disso, há uma estação de calistenia para atividades físicas em meio a muita natureza.

Crédito: Mundo das Crianças de Jundiaí
Como agendar sua visita para o Espaço das Águas?
Agora a entrada é livre no Mundo das Crianças, assim como no Espaço das Águas e no Espaço Pet. É só chegar e se divertir. O espaço funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada permitida até às 16h. As quadras de tênis e de areia ainda continuam precisando de agendamento.
À beira do lago, há 10 pedalinhos que você pode usar de graça. É só chegar e reservar para o mesmo dia. O uso de colete salva-vidas é obrigatório. A idade mínima para usar os pedalinhos é de 6 anos, e menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h, com a última saída às 15h30.

Crédito: Mundo das Crianças de Jundiaí
O que tem para fazer no Parque Mundo das Crianças de Jundiaí?
Confira as atrações, que atendem todas as idades. Inclusive há opções de brinquedos para crianças de até 3 anos, então pode levar seu bebê também!
- Arena Capivara: aqui é lazer livre, brincadeiras e atividades culturais. Local para admirar a represa de Acumulação e a Serra do Japi.
- Cápsula do Tempo : em formato de foguete, é a conexão entre o passado e o futuro. Nela estão importantes coisas como o documento elaborado pelo Comitê das Crianças, assinado em 12 de dezembro de 2019 por 75 crianças, uma bola de gude para mostrar aos pequenos do futuro uma brincadeira do passado e jornais de 29 de janeiro, dia em que a cápsula foi fechada e enterrada sob a pedra fundamental do Mundo das Crianças. Ela será reaberta em janeiro de 2030.
- Casa da Árvore Pica-Pau: uma homenagem à Fernanda de Favre.
- Comunicação Visual: traz brincadeiras táteis para as crianças com até 95 centímetros e formatos que estimulam a imaginação.
- Contato com a Natureza
- Espécies de Árvores: duas áreas de pomar estão à disposição para que as crianças possam vivenciar a experiência de pegar a fruta do pé, como ameixa, amora, abacate e outras. As árvores são identificadas com placas com QR codes.
- Foguete: com 10 metros de altura, é o brinquedo central do parque.
- Fontes Interativas: provavelmente a área favorita das crianças! São três fontes interativas para se refrescar, nos Parques Sapo Pingo-de-ouro, Gambazinho e Teiú.
- Lazer Livre
- Mirante: fica próximo à área de Alimentação e aos lagos. De lá é possível ver a Serra do Japi e a represa de Acumulação, principal manancial de abastecimento de Jundiaí.
- Parede de Escalada Bicho-Preguiça: duas paredes de escaladas, uma fica próxima às quadras de tênis e a outra perto das quadras de grama sintética.
- Parkour Borboleta: para atravessar as barreiras do local usando apenas o corpo e pular muito. Aqui o uso de tênis é obrigatório.
- Parques Infantis: cinco parques distribuídos pelo parque com nomes de animais – Gambazinho, Pingo-de-ouro, Teiú, Paca e Serelepe.
- Pista de Ciclovia e caminhada
- Pista de Skate Macaco Sauá: liberada para skate e bicicletas. Acesso livre durante a semana, mas aos finais de semana e feriados, é necessário realizar o agendamento (para adulto ou crianças com adulto). O uso de capacete fechado e tênis é obrigatório, e joelheira e munhequeira são opcionais, mas recomendados.
- Praça Jaguatirica: espaço para o lazer livre, brincadeiras e atividades e para admirar os bosques.
- Riacho Jundiá: espaço com água onde as crianças podem brincar e se refrescar à vontade. No chão, pedrinhas estimulam a imaginação para que os pequenos tenham a sensação de estar em um riacho.
- Quadras: são 14 quadras no total, sendo que na semana o acesso às quadras é livre, mas aos finais de semana e feriados, é necessário fazer o agendamento.
Passeios escolares para alunos da rede pública e particular
A visitação de alunos ocorre duas vezes na semana, às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (das 8h às 11h30) e tarde (das 13h às 16h30). Além de escolas públicas e particulares, instituições e demais grupos também podem reservar dias para conhecer o Mundo.
Para solicitar, é necessário enviar um e-mail para [email protected] mencionando o nome da instituição, o número de visitantes, dia e sugestões de datas para realização da visita, que será confirmada posteriormente.
O que levar no Parque Mundo das Crianças?
Se você pretende visitar o Parque, saiba que é indicado levar alguns itens específicos. Confira os principais:
- Água: traga uma garrafinha e reabasteça nos bebedouros espalhados pelo parque.
- Lanches: facilita as brincadeiras e evita deslocamentos entre as atrações. Também há lanchonetes no local.
- Boné e protetor solar: aplique protetor solar a cada duas horas e use boné durante as atividades ao ar livre.
- Tênis: calçados fechados são recomendados para atividades como parkour e skate.
- Troca de roupa e toalhas: leve roupas extras caso as crianças se molhem nas fontes interativas.
Regras e regulamentos do Parque Mundo das Crianças
- Acessibilidade para Pets:
- Espaço Pet: permitido apenas no Espaço Pet e nas áreas designadas, com um pet por tutor.
- Outras áreas: animais não são permitidos, exceto nas áreas específicas mencionadas.
- Proibições:
- Cigarros e bebidas alcoólicas: não são permitidos nas dependências do parque.
- Atividades específicas:
- Pista de Parkour: permitido a partir de 12 anos, acompanhados; acima de 18 anos, entrada liberada. Uso de tênis obrigatório e equipamentos de segurança recomendados.
- Jardim da mobilidade: permitido para crianças até 12 anos, com agendamento em nome da criança e uso de capacete obrigatório.
- Pedalinho: permitido para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas; acima de 18 anos, uso liberado. Agendamento necessário nos finais de semana e feriados. Uso de colete salva-vidas obrigatório.
- Dias de Chuva: algumas atrações podem ser fechadas sem aviso prévio por questões de segurança.
Funcionamento do parque Mundo das Crianças
O Mundo das Crianças funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada permitida até às 16h. Às segundas-feiras, o parque permanece fechado.
De terça a sexta, a entrada é livre e não há necessidade de agendamento prévio. No entanto, para finais de semana, feriados e emendas de feriados, é necessário realizar o agendamento antecipadamente. A agenda para o final de semana seguinte é disponibilizada nas segundas-feiras, a partir do meio-dia, no site mundodascriancasjundiai.com.br.
Como agendar visita no Mundo das Crianças?
Durante a semana o acesso é livre, mas para brincar no fim de semana e feriados, é necessário fazer agendamento, que é liberado toda segunda-feira, a partir do meio-dia, quando abre no site a agenda de visitas de terça a domingo.
A reserva das vagas é feita pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br na opção “Agendamento”. O agendamento é gratuito e cada CPF dá direito a 5 visitantes (o titular do documento e 4 acompanhantes).
Onde fica o Parque Mundo das Crianças?
O Mundo das Crianças está localizado na Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400, Pinheirinho, Jundiaí, SP. O CEP é 13.214-470. O parque dispõe de estacionamento e acesso gratuitos, com opções de entrada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Importância de incluir a criança na cidade
Este parque é um bom exemplo de como as políticas de ocupação urbana devem levar em conta não apenas os adultos e idosos, mas também seus mais jovens cidadãos. Tudo começou com uma parceria entre a prefeitura de Jundiaí e o programa “Criança e Natureza”, do Instituto Alana, no qual a prefeitura assumiu um compromisso de criar condições favoráveis para que crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.
Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis. Também é uma das onze cidades brasileiras que fazem parte da Rede Urban 95, da Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis.
A prefeitura criou então o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, com representantes de diferentes áreas e criou em 2018 o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tese dedica a criar políticas públicas sob a ótica das próprias crianças. Foi desse comitê que surgiu o projeto do parque “Mundo das Crianças”.

Créditos: Mundo das Crianças