Lauren Dillard
Criado em 22/11/22
Seu filho ouve música com volume muito alto? Saiba que isso pode trazer sérios riscos à audição. Um estudo recente constatou que bilhões de jovens estão sob risco de perder a audição. A notícia serve de alerta para os pais, mães ou responsáveis.
A médica consultora da Organização Mundial da Saúde e pós-doutoranda na Universidade Médica da Califórnia, Lauren Dillard, estima que 0,67 a 1,35 bilhão de indivíduos entre 12 e 34 anos em todo mundo estão sob risco de perda auditiva, devido à exposição ao som com volume muito alto.
Leia Mais: Se não tratada, perda auditiva em crianças gera atraso no desenvolvimento
De acordo com a especialista, ouvir música, assistir filmes e séries com volume demasiado alto pode prejudicar as células sensoriais e estruturas do ouvido humano. Se essas práticas de escuta persistirem, com o passar do tempo, podem resultar em perda auditiva, zumbido ou ambos.
A médica explica que um zumbido forte durante ou após a exposição ao som significa que o volume está muito alto e é bom maneirar. Isso vale tanto para fones de ouvido conectados aos aparelhos eletrônicos quanto para locais de entretenimento.
Pesquisadores constataram diversas práticas consideradas inseguras para a audição, por meio de uma análise de artigos sobre o tema, publicados entre 2001 e 2021. De acordo com o estudo, quando os ouvintes utilizam fones de ouvido, geralmente, escolhem volumes de até 105 decibéis. Já nos bares e casas de shows, o volume chega a 112 decibéis.
Leia Mais: Audição no Carnaval: saiba como prevenir a exposição dos pequenos a ruídos a níveis elevados
Segundo um estudo publicado esse mês na revista “BMJ Global Health”, o som mais baixo pode reduzir danos para 1 bilhão de pessoas sob risco de perda auditiva.
Dillard alerta que, uma das formas de reduzir os danos à audição é seguir a recomendação do próprio smartphone. Quando a pessoa está usando fones de ouvido, o dispositivo alertam o usuário quando o nível do som está muito alto.
A especialista recomenda o uso de headsets que reduzem o ruído de fundo, o que pode ajudar a manter o som mais baixo. Se a pessoa estiver em uma festa ou bar com música em volume alto, recomendação da especialista é se afastar dos alto-falantes.
Sobre Lauren Dillard:
Médica consultora da Organização Mundial da Saúde e pós-doutoranda na Universidade Médica da Califórnia
Sobre Lauren Dillard:
Médica consultora da Organização Mundial da Saúde e pós-doutoranda na Universidade Médica da Califórnia
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 22/11/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74