Ainda está atrás de coisas divertidas para fazer nessas férias de janeiro? Então a Biblioteca Parque Villa-Lobos pode ajudar e muito, heim! Além das atrações de sempre que seguem acontecendo por lá, este mês trouxe as oficinas maker comandadas pela Escola do Inventor, que acontecem no domingo, dia 12, das 14h às 16h.
Nelas os pequenos vão construir nada menos que um sabre de luz, a famosa espada do Star Wars! Para tanto a criançada vai recortar, colar e até aprender, de forma bem divertida, o funcionamento de circuitos elétricos.
Mas a programação não termina por aí, não: vai ter Lê no Ninho, que inicia bebês e crianças de até 4 anos na leitura, com livros lúdicos e tablet (Bacana, né? O clássico e o tecnológico de mãos dadas!).
Também terá jogos sensoriais pra estimular os sentidos e a memória dos baixinhos, leitura ao pé do ouvido, luau de música e poesia, Hora do Conto baseada na historinha “O urso pulguento” e em “A tartaruga e a fruta amarela”, e Oficina de xadrez (Ah, aqui as pessoas com deficiência visual terão acesso a um tabuleiro adaptado. Show, né?!)
Leia mais: Grátis! Oficinas maker, yoga, contação de histórias e jogos infantis agitam as férias na Biblioteca de São Paulo
Dá uma espiadinha na agenda completa (sujeita a alterações), com horários e mais detalhes:
11 de janeiro (sábado)
- 10h30 às 11h15 – Lê no Ninho: Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. No final papais e mamães poderão emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 16h às 17h – Hora do Conto: Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação da criançada. “O urso pulguento”, de Nick Bland. Com Marina Bastos. Não é necessário fazer inscrição.
12 de janeiro (domingo)
- 10h30 às 11h15 – Lê no Ninho: Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. No final papais e mamães poderão emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 14h às 16h – Oficina Maker – Sabre de Luz “Star Wars”: A criançada vai construir um sabre de luz e aprender, de uma forma divertida, como funcionam os circuitos elétricos. Com Escola de Inventor. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 16h às 17h – Hora do Conto: Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A tartaruga e a fruta amarela”, de Ricardo Azevedo. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada. Não é necessário fazer inscrição.
14 de janeiro (terça-feira)
- 16h30 às 17h30 – Jogos Sensoriais: Experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Leia mais: Programa especial de férias no Zoológico de São Paulo: além do tradicional, haverá oficinas, caminhadas e até cinema!
15 de janeiro (quarta-feira)
- 10h30 às 11h30 – Pintando o 7: Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e até culturais. Com isso a gente desenvolve as capacidades artísticas e criativas da criançada! Também terá confecção de instrumentos musicais, como caxixi, de sopro e caixinhas para samba. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido: Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. O pai da menina morta, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
16 de janeiro (quinta-feira)
- 16h às 17h – Luau BVL: O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e abre espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
17 de janeiro (sexta-feira)
- 15h às 15h30 – Hora do Conto: Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “O gato malhado e a andorinha sinhá”, de Jorge Amado. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
- 15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo: Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Competição de pião. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
As iniciativas contam com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e são geridas pela Organização Social SP Leituras, que pelo segundo ano consecutivo permanece entre as 100 Melhores ONGs do Brasil.
Leia mais: Férias em família: atrações no Butantan permitem desde escavação arqueológica até trilha guiada em trecho de Mata Atlântica
Criado em 11/01/20