Por Marcela Matos

Criado em 15/10/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Itaú Unibanco cria nova experiência de leitura em parceria com Google e Amazon Alexa para o “Leia para uma Criança”

Compartilhe

Com a missão de estimular a leitura, Itaú, Amazon e Google se unem em uma parceria para desenvolver a Léia, um comando de voz que integrará o programa ‘Leia para uma criança’, criado pelo Itaú. O recurso foi lançado nesta terça, 12, dia das crianças, e estreou com três títulos da literatura infantil brasileira, tendo acesso gratuito por meio de smartphones e assistentes de voz da Amazon e do Google. Para ter acesso, basta dizer ‘Ok Google, falar com Leia para uma Criança”.

A Léia funciona nos smartphones iOS e Android com comando de voz, e também na Alexa e no Google Assistant. No decorrer da história, o robô interrompe a leitura e sugere ideias para as crianças como fazer um desenho sobre o livro e, para os pais, oferece dicas de como conversar sobre o tema da história com a criança. Ou seja, incentivando assim a criatividade dos mais novos e uma interação maior com os mais velhos.

Léia foi desenvolvida em conjunto por especialistas em linguística infantil, pedagogas e roteiristas, garantindo assim a fluidez da experiência e estímulo à interação entre crianças e adultos. Léia conta até então com três títulos infantis, disponíveis na Estante Digital do programa, sendo eles: ‘Super Protetores’ (Jessé Andarilho), ‘Sovaco da Cobra’’ (Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira) e ‘A Flor que Chegou Primeiro’ (Mayara de Aleluia Pereira). Em novembro, serão adicionados mais cinco livros ao seu catálogo.

Segundo Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco, a ideia tem muito a agregar para a educação das crianças: “A tecnologia é um pilar fundamental para as três empresas envolvidas nessa iniciativa e que tem muito a contribuir com a educação. Por meio dela, oferecemos o conteúdo dos livros por um novo canal e de forma interativa.”. Eduardo também destaca o incentivo à presença familiar na educação dos pequenos: “Outro efeito colateral positivo que buscamos é a participação ativa dos familiares na educação das crianças desde a primeira infância”.

Líder de parcerias do Assistente do Google para a América Latina, Marco Oliveira, diz que a tecnologia vem agregando cada vez mais não só à nossa rotina mas à educação e aproximando as pessoas de forma inovadora, mesmo que com um hábito tradicional, a leitura: “Além de apoiar a realizar tarefas do dia a dia, o Google Assistente também pode ser um facilitador para o acesso à educação e à cultura. Agora, todos os pais e crianças no Brasil que utilizam o Google Assistente poderão ouvir e compartilhar essas belas obras, usando apenas um comando – ‘Ok Google, falar com Leia para uma Criança”.

Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager para Amazon Alexa no Brasil, comenta sobre a tradição no ramo de vendas de livros digitais da empresa e adiciona que a tecnologia tem muito a adicionar à leitura atualmente: “A Amazon tem uma história muito ligada a livros e literatura. Ficamos muito felizes em ter a Léia, do Itaú, para nossos clientes acessarem, basta pedir à Alexa: ‘Alexa, abrir Leia para uma criança’.”.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 15/10/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74