Por Denise Oliveira

Criado em 07/04/21

Foto: Yan Krukau/Pexels

Atenção, estudantes! Inscrições para o Sisu 2023 começam em 16 de fevereiro. Confira o cronograma!

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o edital com o cronograma dos programas de acesso ao ensino superior. O período de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em seu primeiro semestre de 2023, será do dia 16 a 24 de fevereiro.

Para este ano, o programa irá ofertar 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.

As inscrições podem ser feitas pela página do Sisu. O resultado com os nomes dos candidatos selecionados na chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro. Os estudantes terão entre os dias 02 a 08 de março para fazer a matrícula na instituição.

Leia Mais: Vai prestar vestibular? Plataforma Redação Nota 1000 ajuda estudantes a conquistarem a tão sonhada bolsa de estudos

Quem não for selecionado na primeira chamada poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista será de 28 de fevereiro a 08 de março.

Confira o cronograma para não perder: 

  • Inscrição: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado – chamada regular: 28 de fevereiro;
  • Matrículas – chamada regular: 02 a 08 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 13 de março;

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. O sistema executa a seleção dos estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Leia Mais: Foco nos estudos! Confira dez aplicativos para se preparar para o ENEM e vestibular

Como funciona o Sisu? 

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. No momento em que o candidato faz a inscrição no site, o sistema já tem acesso às notas obtidas no ENEM válidas para o processo seletivo.

Para participar é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do ENEM, não ter zerado a redação e nem estar declarado na condição de treineiro ao se inscrever no exame.

No ato da inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de curso dentre as vagas ofertadas no processo seletivo. As notas de corte dependem de cada curso e da instituição.

Leia Mais: Novidade para vestibulandos: Enem-USP traz mais oportunidades de ingresso na faculdade

Não passei no Sisu, e agora? 

Além do Sisu, as notas do ENEM podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas.

Os estudante também podem optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior.

Se o candidato ainda prefere estudar em uma universidade pública, mas não conseguiu a vaga pelo Sisu, vale ficar atento ao cronograma dos vestibulares de cada instituição. Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, o acesso é feito pela FUVEST.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/04/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74