Da Redação
Criado em 08/06/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Acha que tomar sol vale apenas pelo bronzeado? Ou que é só pela Vitamina D? Não, e o assunto é sério: tanto para os pequenos quanto para nós, a falta de luz natural pode atrapalhar o funcionamento do ritmo circadiano, ou seja, do relógio natural do corpo, que regula o sono, o humor e até o apetite! O que fica ainda mais grave em tempos de COVID-19 e isolamento social.
Também é verdade que, se em cidades de interior e bairros periféricos ainda existem casas grandes com quintal e até jardim, nas capitais isso é cada vez mais raro. Assim, nem todo mundo tem direito a uma varanda ou um simples cantinho onde tomar sol, e aí é que está o perigo.
Mas calma, existe solução! Tanto para os papais e mamães quanto para crianças e bebês de colo. Veja logo abaixo.
Como os adultos podem tomar sol?
A primeira indicação é, sempre que possível, uma volta ao quarteirão — respeitando, claro, as regras de distanciamento e o uso de máscara e viseira facial. Se isso não for possível, o que precisa ficar claro é que a Ordem Mundial de Saúde (OMS) tem várias recomendações que podem ajudar bastante.
Por exemplo, se você for tomar sol sem sair de casa, pela janela mesmo, ela deve estar totalmente aberta, pois o vidro bloqueia a radiação UVB necessária. Além disso, as indicações incluem:
“Espera, sem protetor?”. É isso mesmo: na verdade os protetores atrapalham, por exemplo, a ativação das vias metabólicas de formação de vitamina D. Então eles só devem ser aplicados quando a exposição for maior que 15 minutos e por outros motivos que não a exposição mínima recomenda.
Atenção! vale lembrar que é sempre bom evitar o sol por períodos prolongados. Portanto, se for passar bastante tempo sob os raios, use proteção solar e priorize os horários mais seguros: até as 10h e a partir das 16h.
Outras dicas pra não deixar de tomar sol mesmo naqueles dias mais corridos: faça suas tarefas no local mais iluminado da casa; ou ainda, se tiver que sair, prefira durante o dia e à luz do sol, assim você já tira essa demanda da frente!
E o banho de sol dos bebês, como fica?
No caso dos bebês tudo isso é ainda mais importante. Inclusive, neles o banho de sol pode até diminuir a bilirrubina no sangue, que é o que causa icterícia.
Vale a mesma regra de 10 a 15 minutos, porém é recomendado que ocorra realmente todo dia, sem muitas exceções. Sobre horários: antes das 10h e após as 16h, diferentemente dos adultos que têm uma resistência maior.
Algumas dicas práticas:
E aí, bora dar um up no sono, no humor e até no apetite da galera em casa? Com isso a quarentena vai ficar um pouco mais fácil, sem sombra de dúvida.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/06/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74