Elza Midori Yamamoto
Criado em 06/05/19
A matemática está presente na vida das crianças antes mesmo de elas ingressarem na escola. No cotidiano, os pequenos se deparam constantemente com formas e números. Portanto, quanto mais cedo eles começarem a estudar esta disciplina, mais completa será a interação que terão com o ambiente à sua volta.
O aprendizado da disciplina faz parte das atividades diárias por toda a vida de uma pessoa. No caso das crianças, o estímulo às habilidades numéricas e aritméticas na primeira infância (nos primeiros cinco anos de vida) é fundamental para o desenvolvimento da lógica-matemática.
O que deve acontecer no dia a dia é tornar as experiências de aprendizado dos números algo prazeroso e, assim, estimular as crianças a continuar querendo saber mais e praticar com frequência. Por exemplo, uma criança ao estar diante de dois elevadores (independentes entre si) deve chamar aquele que estiver mais próximo do seu andar para economizar energia elétrica. O raciocínio utilizado para isso depende de suas habilidades desenvolvidas. São pequenas coisas que podem e devem ser feitas rotineiramente.
O maior benefício do estudo da matemática na primeira infância é torná-la algo natural e rotineiro na vida da pessoa por toda a vida. Falar da disciplina deve ser uma coisa tão comum quanto mexer em smartphones.
O incentivo ao gosto pela matemática é uma consequência do uso diário e pode começar em casa. Durante as compras em um supermercado, a mãe pode dizer à criança que tem um valor reservado para as compras de lanches ou guloseimas e solicitar à ela que selecione os produtos desejados, mas que fiquem dentro do valor do estipulado. Com esse tipo de prática, a criança entende que os números são instrumentos que auxiliam a planejar e a executar as atividades dentro das metas.
A primeira infância
Ter contato com a disciplina desde a infância estimula a visão analítica, o levantamento de hipóteses e a resolução de desafios, levando as crianças a aplicarem os conceitos da matéria na sua rotina e a se sentirem seguras para continuar aprendendo.
A matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, ou seja, para a construção de sua capacidade de pensar. Quanto mais cedo eles tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem.
A disciplina também trabalha a organização, a concentração e a criatividade, habilidades que contribuem para um bom desempenho nas demais componentes do currículo escolar e ajudam a se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes.
Sobre Elza Midori Yamamoto:
Bacharel em Química formada pela Universidade de São Paulo, há quase 30 anos no Kumon e atualmente gerente do setor de Matemática.
Sobre Elza Midori Yamamoto:
Bacharel em Química formada pela Universidade de São Paulo, há quase 30 anos no Kumon e atualmente gerente do setor de Matemática.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 06/05/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74