Fotos: Reprodução / Divulgação

Ídolo de uma geração: desenhista Daniel Azulay morre, aos 72 anos, vítima de leucemia e coronavírus

Ele marcou a infância de muita gente e vai deixar saudade: o artista plástico, desenhista e educador infantil Daniel Azulay faleceu hoje, 27 de março, aos 72 anos, vítima de uma leucemia com a qual lutava desde o ano passado, e que foi agravada por conta do coronavirus que o desenhista contraiu. Daniel passou os últimos meses entrando e saindo do hospital e estava muito debilitado. Nas redes sociais, a morte de Daniel Azulay causou comoção e virou um dos principais assuntos da noite desta sexta-feira, chegando aos trending topics do Twitter. O post do Facebook do artista já tem mais de 8 mil compartilhamentos.

O desenhista faleceu em casa e a família comunicou pelas redes sociais do artista:

Carioca, formado em Direito e artista autodidata. Foi desenhando durante as aulas da faculdade que percebeu que estava na profissão errada. Formou-se em 1969 e no mesmo ano começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos em revistas e jornais, inclusive publicou suas tirinhas no “O Pasquim”.

Daniel foi o precursor de programas de arte para crianças na televisão, um dos primeiros a fazer o que hoje fazem programas como Mister Maker (Discovery Kids), Art Attack (Disney channel) e Louie (Discovery Kids), por exemplo.

Seu famoso bordão – “Algodão doce pra você!”, os ternos coloridos, os óculos marcantes e o sorrisão ganharam o coração da criançada e ele fez muito sucesso em programas infantis na TV nas décadas de 70 e 80.

Daniel Azulay foi o criador da Turma do Lambe-Lambe, personagens que completam 45 anos em 2020. Entre seus personagens mais famosos estão a vaquinha Gilda, a coruja Professor Pirajá e a galinha Xicória. Por mais de 15 anos apresentou na TVE e na Bandeirantes o programa a “Turma do Lambe-Lambe”, onde ensinava a desenhar e a construir brinquedos, lançou discos com as músicas do programa.

Chegou a ter uma rede de escolas de Desenho com muitas unidades. Além do universo infantil, Azulay foi também empresário, apresentador e compositor. Rodou o Brasil ministrando palestras sobre arte e educação e sempre se envolveu em campanhas sociais.

DICA!

Quer apresentar para seus filhos um pouco do trabalho do Daniel Azulay? No canal do Youtube o desenhista tem muitos vídeos legais ensinando a desenhar e criar muitos brinquedos. Vale a pena ver alguns com as crianças, falar sobre o Daniel e apresentar os personagens. As crianças poderão aprender sobre história, sobre cultura, sobre arte e ainda você terá a chance de compartilhar um pouco da sua infância com elas. Vale a pena!

Clique aqui para acessar o canal do Daniel Azulay no Youtube.

Clique aqui para acessar o instagram do Daniel Azulay

Clique aqui para acessar o Facebook do Daniel Azulay


NOTA DA REDAÇÃO: Tem notícias que são muito difíceis de dar. Essa foi uma delas. Daniel Azulay marcou minha infância. Meus pais eram fãs, eu também, fiz oficina com ele, vi programas, tive livros. Como professora, usei muitos recursos do Daniel em minhas aulas. Não perdemos só um artista, perdemos um grande defensor da infância. Um cara que respeitava a criança e conseguia olhar para elas de igual para igual. A infância perde hoje um de seus maiores paladinos. Tenho certeza que o universo vai te receber com muito, muito algodão doce.  – Priscilla Negrão

Criado em 27/03/20
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74