Populares em muitas regiões do país, as redes de balanço são sinônimo de conforto e tranquilidade, seja para tirar um cochilo durante o dia ou apenas relaxar nos momentos de lazer. E no Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no Ceará, elas se tornaram também um equipamento terapêutico para auxiliar na recuperação de bebês prematuros.
A rede terapêutica é um método de humanização que tem a intenção de recriar o útero materno. Ela incentiva a posição flexora da criança, com fortalecimento do tônus, da elasticidade e resistência. Também proporciona mais aconchego, estabilidade, alinhamento postural, redução de gasto energético e estresse comportamental, além de trazer benefícios para a função respiratória e provocar estímulos sensoriais.
Não são todos os bebês que podem utilizar a rede, existem algumas exigências para garantir a saúde da criança, como estar clinicamente estável, pesar entre 1kg e 2kg, além de demonstrar sentir-se confortável durante o uso da terapia.