Gratuito

Já foi

Fotos: Reprodução / Divulgação

Mais 2 mil leitos em SP, sem visita e sem acompanhantes: hospital de campanha no Estádio do Pacaembu começa a operar dia 1/4, parte dos leitos do Anhembi já foram entregues

Compartilhe

Da Redação

Criado em 28/03/20

A cidade de São Paulo segue na batalha contra o coronavirus: em abril a capital poderá contar com mais dois mil leitos hospitalares de baixa complexidade que serão instalados em hospitais de campanha, sendo 1.800 leitos no Complexo do Anhembi, na zona norte, e mais 202 no estádio do Pacaembu, na zona oeste. Metade dos leitos do Anhembi foram entregues na última sexta-feira, dia 27/3, e o restante deve ser entregue nos próximos dias. Já o hospital do Pacaembu abre dia 1/4.

Leia mais: Até ele lavou as mãos: por conta do coronavirus, Cascão, da Turma da Mônica, é ilustrado lavando as mãos, mas essa não foi a primeira vez!

Os dois hospitais provisórios contam com ar-condicionado, vedação térmica e respiradores mecânicos e receberão apenas pacientes diagnosticados com coronavírus de baixa e média complexidade, oriundos das unidades básica de saúde (UBS) ou de pronto atendimento (UPA), ou inda de algum pronto- socorro da cidade.

Os pacientes ficarão nesses hospitais de campanha sem acompanhante e sem receber visita, por cerca de 14 dias, até que o quadro se estabilize, e depois serão encaminhadas para suas casas. Tanto o hospital do Pacaembu quanto o do Anhembi contam com leitos de UTI, para atender se o quadro de algum paciente local piorar, até que possam ser transferidos para a UTI de algum dos 18 hospitais da prefeitura.

A prefeitura de São Paulo investiu R$35 milhões nos dois hospitais de campanha. No caso do Pacaembu, a construção do hospital decorre da formalização de uma parceria entre o Allegra Pacaembu, que adquiriu a concessão para a exploração do estádio e do complexo, com a Prefeitura.

Segundo a prefeitura, o município tem hoje 505 leitos de UTI disponíveis para atender a população e está ampliando a capacidade em mais 490 – desse total, 190 são leitos que já existem em hospitais municipais e estão sendo adequados, enquanto outros 300 serão abertos em parceria com o Ministério da Saúde. E agora, mais 2 mil serão adicionados com os hospitais de campanha do Pacaembu e Anhembi.

Ampliar o número de leitos é uma medida importante para achatar a curva e diminuir o impacto do coronavirus no sistema de saúde. Segundo o prefeito Bruno Covas, os leitos entregues são suficientes para o cenário atual do crescimento de coronavírus na cidade, e se necessário serão mobilizados outros espaços na cidade e novos hospitais de campanhas serão construídos. “Esse número não é suficiente, estamos vendo outras áreas da cidade, para que o hospital fique com o doente em estado grave”, disse o prefeito.

O SESC SP, por exemplo, ofereceu suas unidades para sediar hospitais de campanha. O prefeito já levantou a possibilidade ainda de usar os 44 CEUs (Centros Educacionais Unificados), que possuem espaços amplos e estão espalhados por toda a cidade.

Equipe e empregos

Como parte do Plano de Emergência COVID-19, a Prefeitura de São Paulo está contratando profissionais para trabalhar no Hospital de Campanha do Anhembi e os interessados devem preencher um formulário para participar do processo seletivo (link abaixo). As oportunidades contemplam várias funções, como técnico de farmácia, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, auxiliar de rouparia, recepcionista, oficial de manutenção, assistente social e escriturário. Para que ocorra a contratação, a Prefeitura exige experiência de no mínimo seis meses da área hospitalar e escolaridade conforme as exigências do cargo.

Há vagas no hospital que exigem apenas o ensino médio completo e não estão necessariamente relacionadas à área da saúde. São elas: auxiliar de rouparia, escriturário e recepcionista. Serão contratados cerca de 2 mil profissionais de saúde por período indeterminado, como farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de farmácia, técnico em gasoterapia, assistente social, auxiliar de rouparia, escriturário, oficial de manutenção e recepcionista.

Serão exigidas ao menos seis meses de atuação na área hospitalar e comprovação de escolaridade completa nas áreas técnica e superior, de acordo com o cargo. Para recepcionista, escriturário e auxiliar de rouparia, o requisito obrigatório é o ensino médio completo. Os funcionários do Anhembi serão hospedados no hotel Holiday Inn para que se desloquem o mínimo possível pela cidade.

Vagas no hospital do Anhembi

Já a gestão do hospital do Pacaembu está sendo feita pelo hospital Albert Einstein. Para se candidatar às 509 vagas de emprego para profissionais da saúde. Paralelamente ao espaço no estádio, a administração do Einstein está montando outro hospital de campanha, desta vez no terreno do próprio estacionamento. O espaço terá 31 leitos destinados a pacientes do Einstein que precisam de internação com cuidados de baixa complexidade.

Em nota, o Einstein informou que a “estrutura será voltada ao atendimento de pacientes referenciados pela rede pública, ou seja, basicamente pacientes que passaram pelas Unidades Básicas de Saúde do SUS e que precisam de internação com cuidados de baixa complexidade. Com isso, o objetivo é atender à demanda por atendimento de baixa complexidade, de forma a liberar vagas para atendimentos de maior complexidade nas unidades de saúde tradicionais.”

Vagas no hospital do Pacaembu

Galeria de fotos

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Onde: Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3664-4650

site: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/estadio_pacaembu/

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Onde: Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3664-4650

site: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/estadio_pacaembu/

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74