Hoje tem

Gratuito

Atração fixa

Fotos: Reprodução / Divulgação

Home Office: pais e mães procuram alternativas de entreter os filhos em casa. Veja dicas

Compartilhe

Da Redação

Criado em 18/03/20

A pandemia do coronavírus tem gerado muita preocupação para quem está trabalhando via home office. Isso porque várias escolas suspenderam as aulas e, como, as  crianças estão em casa, o desafio dos pais é encontrar uma forma de entretê-las enquanto realizam as tarefas da empresa.

Leia mais: Crianças em casa: o que fazer com os filhos durante o período de quarentena? Confira a lista de atividades fáceis para realizar em família!

Mas não há motivos para pânico. Embora vários estabelecimentos como shoppings, cinemas e até casas de brincar estejam com as portas fechadas, há formas de interagir com os pequenos de forma saudável, tirando o foco deles dos eletrônicos, claro.

Muitas mães já encontram uma solução viável para o problema. A assessora de investimentos Denise Machado montou um mini escritório para a pequena Sophia Saslavsky, de 6 anos, bem ao lado do local de trabalho dela. “Ela virou minha assistente e estou colocando tarefas simples para ela me ajudar, como pegar papel na impressora”, por exemplo”, afirma. 

Fora isso, Denise diz que também tem estimulado a filha a desenhar e ouvir música, interpretando as letras das canções em um repertório que inclui desde Zé Ramalho até Elis Regina. Além disso, as duas combinaram de fazer uma lanche da tarde especial. Cada dia é uma receita diferente, como panqueca de leite condensado e cuscuz. 

Denise conta que sua rotina mudou completamente antes da pandemia da doença e está encontrando uma forma de conciliar os horários do trabalho com a criança em casa. “Saía para trabalhar às 5h45 e só voltava depois das 20h. Dois grandes eventos que eu participaria foram cancelados, então até o fim do mês devo ficar na capital. Está sendo muito bom passar mais tempo com a Sophia”, diz. 

A rotina na casa da consultora empresarial e consteladora sistêmica, Fabiane Cauneto, também tem sido diferente de um dia normal, depois do surto de coronavírus. Tanto é que ela notou algumas diferenças no comportamento das crianças. “De maneira geral, tenho percebido meus filhos mais independentes e autônomos. Estão contribuindo mais com a rotina da casa, que antes era terceirizada”, disse. 

Fabiane é mãe de Fabrício Cauneto, de 6 anos, e Lívia Cauneto, de 2 anos. Para ela, passar mais tempo com os filhos em casa só reforçou a decisão que havia tomado no ano passado, que é de trabalhar nos período em que eles estão na escola.  “Até dezembro, tinha uma ajudante em casa, o que me permitia trabalhar mais tempo fora de casa. Desde o início do ano, já alterno entre ser mãe durante as manhãs e empreendedora durante a tarde”, explica. Para entreter os pequeninos, ela e os filhos estão assistindo filmes juntos, cozinhando guloseimas e transformando a sala em um espaço livre para bagunça. 

Já a designer Aline Gonzales, mãe de Fernando Gonzales, de 6 anos, e de Joaquim Gonzales, de 10 anos,  diz que estipulou um horário para o uso dos eletrônicos e sugeriu alguns brinquedos divertidos para os meninos, como pista de trem e até o futebol na sala. 

Antes da situação periclitante, Aline aproveitava o tempo das crianças na escola para trabalhar e produzir. Hoje, a designer prefere reservar um tempo maior para os filhos. 

Dicas de brincadeiras

Para a diretora da Casa do Brincar, Luciane Motta, a melhor forma para os pais aproveitarem o tempo com as crianças é se desligar um pouco das obrigações e reservar um tempo para os pequenos, pode ser antes ou depois do expediente ou até mesmo no intervalo para o almoço. 

Segundo ela, uma das brincadeiras mais legais é fazer massinhas com farinha de trigo, água e sal. Dá para estimular a criatividade e incrementar a brincadeira com potinhos da cozinha, espátulas, bichinhos de plásticos. O melhor é que, além da massinha durar mais tempo, também tem um sabor forte por conta do sal, logo, a criança não vai querer comer. 

Outra dica é transformar os lençóis e fronhas das camas em sacos e fazer uma corrida bem divertida. Também dá para colocar duas cadeiras da sala de jantar afastadas e amarrar o lençol no meio delas. Vira uma barraca maravilhosa, que pode ser acompanhada por almofadas, bichos de pelúcia e até uma lanterna para contação de histórias à noite. Para quem não tem carpete, a sugestão é brincar de carrinho de corrida. É bem simples: coloque seu filho em um tapete macio e saia puxando pela casa! 

“Para quem tem cadernos e revistas velhas em casa, dá para recortar figuras e construir desenhos criativos, inclusive para os menorzinhos que ainda não tiveram contato com a tesoura. Neste caso, os pais podem ensinar sobre o movimento da pinça, mas sempre com muito cuidado, já que é um objeto cortante”, afirma. 

Manter as crianças longe dos eletrônicos nem sempre é fácil. Depende muito da criatividade dos adultos. A diretora do Casa do Brincar explica que uma das alternativas mais interessantes é deixar os pequenos criarem personagens vestindo a roupa dos pais. Funciona assim: abra o guarda-roupa e a sapateira, chame a garotada e deixa-a experimentar o que quiser, sem se preocupar em arrumar a bagunça depois. Dessa forma, elas brincam sozinhas e não precisam de supervisão. 

Para os que possuem jardim na varanda, chame a criançada para plantar mudinhas em potinhos de iogurte ou sucatas que seriam jogadas no lixo. 

Responsabilidades

Como os pequenos estão em casa e os pais precisam se dividir entre fazer as tarefas do dia a dia e ficar de olho nas crianças, nada melhor do que pedir ajuda delas em algumas tarefas simples na medida certa, respeitando as limitações de acordo com a idade. Os maiores podem lavar a louça ou varrer a casa, enquanto os menorzinhos podem ajudar na cozinha ou colocar a roupa na máquina de lavar, por exemplo. “As crianças adoram ser ajudantes, mas envolvê-las nas tarefas de casa exige paciência dos adultos, pois quase sempre há bagunça”, disse Luciane.

Leia mais: Coronavirus: como limpar o celular, notebook, tablet e eletrônicos sem danificar

Galeria de fotos

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Preços: Gratuito

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Preços: Gratuito

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 18/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74