Mulher Maravilha, Super Girl e Meninas Super Poderosas são heroínas que provavelmente as pequenas já conhecem. Mas e as heroínas reais? Mostrando que não é preciso ter super poderes para ajudar a mudar o mundo, o Sesc Ipiranga recebe o projeto “Heroínas Reais”, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Há atividades durante todo o mês de março, com oficinas, literatura de cordel, sarau e contação de histórias. Todas as atrações são gratuitas.
Um dos destaques é a Oficina de Desprincesamento, que acontece no dia 17 de março, das 14h30 às 16h30. Guiada pela filosofa e pedagoga Larissa Gandolfo, e pela jornalista Mariana Desimone, a oficina tem como foco discutir junto com meninas e mães sobre identidade, relações afetivas, liberdade e o papel social das mulheres. O objetivo é mostrar para as meninas que elas podem ser princesas, mas também podem ser qualquer coisa que quiserem, e ajudar mães a criar um ambiente que dê liberdade de escolha para suas pequenas. A oficina é livre, mas menores de 10 devem estar acompanhados por responsáveis.
Confira outras atividades:
- Escrita de Cordel -10/03 das 14h30 às 16h30.
Nessa oficina ministrada pela escritora e cordelista Jarid Arraes, cada participante vai aprender como escrever seu próprio cordel e contar a história de uma Heroína Negra que a inspira. E não precisa ser alguém famosa! pode ser alguém da família ou uma professora. Ao final haverá a leitura dos cordéis que foram escritos pelos participantes.
- Quem são elas?- 10 e 11/03 das 12h às 14h.
Os instrutores do projeto Curumim vão mostrar para os pequenos grandes mulheres na nossa história. A partir de um perfil inicial, utilizando papel, tecidos e cores diversas, os participantes fazem um desenho especial para sua personagem escolhida!
- Histórias Extraordinárias – 10 à 31/03, aos sábados, das 17h às 18h.
O Núcleo História de Comadres promove contações baseadas no livro Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo. A obra apresenta perfis de mulheres de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade.
- Mediação de leitura – 11/03 a 01/04, aos domingos, das 13h às 17h.
Também apresentado pelo Núcleo História de Comadres, o público é convidado a ler obras que possibilitam apresentar novos tipos de histórias para crianças.
- Marcadores de Livro – 17 a 18/03, 12h às 14h.
Os instrutores do projeto Curumim ensinam a criar um marcador de livros inspirado em suas personagens favoritas, utilizando materiais como ímã e feltro.
- Bate-papo com Duda Porto de Souza e Aryane Cararo – 24/03, das 14h30 às 16h30.
As autoras do livro Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil, encontram o público para uma conversa o sobre a pesquisa para a obra que reúne perfis de mulheres revolucionárias do Brasil. Duda Porto de Souza é jornalista e responsável pela criação da primeira Biblioteca Multilíngue Infantil pública do Brasil. Aryane Cararo, também jornalista, trabalhou como editora-chefe da revista Crescer e foi editora do suplemento infantil Estadinho.
- Encadernação para Crianças – 24 e 25/03, das 12h às 14h.
Com o auxílio dos instrutores do projeto Curumim, folhas coloridas e uma costura muito simples, as crianças criam seu próprio caderninho de notas, um diário ou uma inspiração para fazer desenhos e poesias.
- #OficinaExtraordinárias: Cartazes por um mundo melhor – 31/03, das 14h30 às 16h30.
Duda Porto de Souza e Aryane Cararo apresentam instruções práticas e lúdicas para introduzir crianças à técnica de colagem, estimulando-as a fazerem seus próprios cartazes por um mundo melhor!
- Sarau das Pretas – 1/04, das 15h às 17h.
Espetáculo voltado à ancestralidade feminina, homenageando grandes ativistas como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Alzira Rufino, Raquel Trindade, Tia Dita, Conceição Evaristo e Miriam Alves.
Criado em 08/03/18