Por Marcela Matos
Criado em 11/11/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Cada vez mais é necessário que as crianças tenham contato ativo com a natureza, principalmente na era digital que estamos vivendo (porque se deixarmos eles só querem ficar nas chamadas telas). Para ajudar os pais e mães com esse desafio e pensando em aumentar a vivência dos pequenos na natureza, o Instituto Semeia em parceria ao Instituto Alana e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), preparou o guia: “Crianças e Suas Famílias nos Parques: Um Guia para Promover um Novo Olhar sobre a Infância nas Unidades de Conservação do Brasil”.
O Guia tem o objetivo principal de inserir as crianças no universo recreativo ao ar livre e propõe melhorias em parques levando em conta a saúde e bem-estar do público infantil.
A primeira e a segunda infância são períodos que requerem cuidados importantes para a formação sociocultural dos pequenos, especialmente pensando no lado da interatividade com a natureza e com colegas da mesma faixa etária – já que são essas conexões que agregam positivamente ao desenvolvimento infanto-juvenil. Através disso, o Guia elaborou novos caminhos para tornar os parques e unidades de conservação mais inclusivos de atrativos à criançada.
Dentre as diversas sugestões, encontram-se: estrutura de alimentação e áreas de piquenique, parques naturalizados, estrutura de camping, programas direcionados ao público escolar, árvores de subir, e principalmente, programação direcionada às famílias – uma maneira de deixar mais acolhedora e divertida o momento das crianças ao ar livre.
A proposta foi apresentada ao público no dia 4 de novembro, através de uma live no Youtube, e contou com a participação de Bebel Barros do Instituto Alana, Carla Guaitanele, chefe do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha – Erika Guimarães, bióloga do Aretê SocioAmbiental, e Mariana Kotscho, comentarista do programa Bem-Estar da TV Globo.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 11/11/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74