Fotos: Reprodução / Divulgação
Os dias em São Paulo têm ficado cada vez mais quentes. Estamos no auge do verão! Ficar dentro de casa está fora de questão. Com máscara no rosto e todas as recomendações de higiene seguidas à risca, a pedida é pegar a criançada e passar momentos agradáveis e refrescantes com o pé na areia. Sim, areia fina, mar com águas em tons azuis, outras verde esmeralda, características típicas das praias do Guarujá, litoral sul de São Paulo, conhecida carinhosamente como a “Pérola do Atlântico”. A uma hora de São Paulo, a cidade tem 27 praias para todos os gostos, desde as mais badaladas, até os refúgios escondidos entre a vegetação e as pedras. Isso sem contar com uma grande rede hoteleira, opções gastronômicas e de diversão que vão além de areia e mar.
Dos cerca de 22 km de areia e mar do Guarujá, seis fazem parte da Enseada, a maior da cidade. Tem areia mais batida e escura, e recebe a maioria dos turistas muito em função da infraestrutura do lugar, repleto de barzinhos e restaurantes variados. Ali também fica sediado o Acqua Mundo – um dos maiores aquários da América Latina.
Outra opção também muito conhecida é a praia de Pitangueiras, que fica no Centro da cidade. Nas cercanias, shopping center, cafés, restaurantes, bares e galerias comerciais são as opções para “turistar” no pós-praia.
A praia de Pernambuco tem um visual, digamos, menos urbanos que as duas primeiras dicas. Na praia, areia mais fofa, infraestrutura para práticas esportivas, além de uma vista exuberante da Ilha dos Arvoredos. A rede hoteleira também é bem forte na região, com opções de estadias requintadas para os mais exigentes.
Ah, o Mar Casado… é uma das praias mais bonitas da cidade. Isso porque, quando a maré está baixa, um caminho se abre pela areia até a ilha que fica bem a frente. Já quando a maré sobe, as águas desta praia se encontram com a de Pernambuco, que fica imediatamente ao lado.
Já a Praia do Tombo é conhecida pelo mar agitado e a concentração de surfistas em busca da onda perfeita. Ela fica mais isolada do Centro da cidade, o que contribui para o mar nessa faixa ficar sempre limpinho.
Quer ficar de bobeira, fora da areia, apenas apreciando as ondas quebrando nas pedras? A Dica é a praia de Astúrias. O “Canto dos Astúrias”, tradicional point do Guarujá, tornou-se ao longo dos anos um lugar contemplativo, para bater papo ou se arriscar na pescaria em um píer que existe por lá.
Agora, se você quer mesmo é conhecer um lugarzinho afastado, com praia pequenininha, vegetação nativa e aquelas lindas rochas que compõem um visual perfeito de uma bela praia, a dica é Praia do Éden. Ela tem apenas 150 metros de extensão, mar limpo esverdeado. Para chegar até a areia, é necessário deixar o carro em um dos estacionamentos nas ruas acima, e fazer uma pequena trilha por dentro do condomínio Sorocotuba. O acesso é livre, sem custos.
Subindo, já na divisa com Bertioga, está a Praia Branca, uma das mais conhecidas e queridas do Guarujá. Para quem gosta de um lugar mais rústico, tem acesso por uma trilha fácil de atravessar. A praia é repleta de acomodações mais simples, além de contar com propriedades destinadas ao camping. Prefere mar mais agitado ou calmo? Ali você tem trechos com a água mais agitada e, um pouco mais a frente, mais tranquilas. Opções não faltam. Façam suas escolhas!
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: Gratuito
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Gratuito
11/10
09/08 a 21/09
19/10
26/08 a 30/01
Gratuito
20/09 a 21/09
Hoje tem
Gratuito
16/08 a 27/10
26/09
12/10
Hoje tem
28/03 a 30/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/02/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74