Da Redação

Criado em 06/10/22

Divulgação/ Canva

Surto da gripe em crianças! Saiba como proteger seus filhos da Influenza A

Compartilhe

Dados divulgados pelo Boletim InfoGripe, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que é vinculada ao Ministério da Saúde, alertaram para o aumento no número recente de casos associados à influenza A. Foi constatado que o vírus H3N2 está aparecendo novamente em São Paulo.

O aumento também aconteceu no Rio de Janeiro e em Brasília. “Os indícios na capital paulista sinalizam tendência de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas últimas semanas, observado especialmente em crianças e adolescentes, e pode estar associado ao aumento de casos de influenza”, destaca o documento.

Leia mais: Vacina contra HPV! Meninos de 9 e 10 anos já podem ser vacinados em São Paulo

Vacina do SUS protege contra 3 variantes, incluindo Darwin

Especialistas na área da saúde são unânimes em apontar a vacinação como uma das melhores formas de prevenção da Influenza, junto com lavagem das mãos com sabão com frequência, distanciamento social, não compartilhar objetos de uso pessoal e usar máscara (se surgir sintomas).

Os principais sintomas da gripe em crianças são: febre, tosse, dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular, dor de cabeça, coriza, podendo ter diarreia dependendo da gravidade.

Como as pessoas estão usando menos a máscara, esse fator ajudou a aumentar a transmissão do vírus Influenza e suas variações.

O SUS fez até o mês de junho campanha de vacinação da gripe para imunizar crianças de 6 meses a 5 anos, além dos idosos. Mas, a adesão foi de 35,6 milhões de pessoas em um público-alvo composto por 77,9 milhões de pessoas, de acordo com os números do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, SINPI.

Agora o público-alvo foi ampliado e crianças até 9 anos podem se vacinar com a vacina Influenza trivalente pelo SUS.

Caso seu filho ainda não tenha sido vacinado contra a gripe, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A imunização infantil é muito importante tanto para prevenção, quanto para proteção de outros grupos de risco de contrair formas mais graves da doença, caso dos idosos, porque as crianças podem transmitir o vírus para eles.

Outro fator é que a vacinação contra a gripe ajuda a proteger contra a covid: estudos apontaram que diminuem em até 90% a chance de se contaminar com a forma mais grave desta doença.

Existe também a opção de pagar a vacina na rede de laboratórios particulares. Neste caso, a vacina tem uma cobertura um pouco maior do que a oferecida no SUS. Na rede pública a vacina contém 3 cepas do vírus influenza (incluindo o vírus Darwin) e na particular protege contra 4 cepas do vírus influenza.

Checamos em outubro de 2022 e o valor da vacina na rede particular (uma dose) está saindo a partir de R$ 40.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 06/10/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74