Gratuito
Já foi
Fotos: Reprodução / Divulgação
Fim de Semana em Família do Itaú Cultural traz programação especial, dias 8 e 9 de abril, com foco na cultura afro-brasileira, com oficinas para criar bonecos feitos de retalhos a partir de amarrações, no lugar de costura. Tem ainda espetáculos teatrais que abordam o tema, tosso com intepretação em Libras. Completam as atividades, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca que ficam no piso térreo, a partir das 11h30.
Ainda, nos dois dias acontecem atividades relacionadas à Ocupação Laura Cardoso, em cartaz até 30 de abril. Criando Sons: Oficina de Sonoplastia é a atração do sábado e Brincar de Interpretar é a do domingo, sempre às 15h. Em sinergia com outra exposição, Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Brasiliana Itaú Cultural, que pode ser vista no instituto até 7 de maio, tem a atividade Dobra, Corta e Cola – Livro Objeto, no sábado, a partir das 17h.
O Fim de Semana em Família
Palavra da língua iorubá – uma das maiores etnias do continente africano – Abayomi significa “encontro precioso”. Para este povo, as bonecas e bonecos batizadas com este nome são símbolos de resistência, pois eram dadas pelas mães como amuletos para as crianças que embarcavam em navios negreiros. Assim, acreditavam, a lembrança e a proteção maternas estariam sempre com elas.
Tanto no sábado quanto no domingo, às 14h, Anna Paula ensina a fazer esses amuletos de origem africana com retalhos cortados, dobrados e amarrados, sem utilizar linha e agulha. Enquanto isso, narra histórias relacionadas a este universo para os pequenos.
A partir das 16h, nos dois dias, é apresentado o espetáculo Do Saara às Savanas: as histórias que a África conta e o Brasil reconta, com o Núcleo Esporos de Experiências Artísticas, formado pela própria Anna Paula, ao lado de Priscila Kibeltz e da percussão de Raffaele Sinkovitz. A peça traz narração de histórias, com diversos mitos e lendas presentes na cultura africana e afro-brasileira. O grupo conta, por exemplo, o mito de Iemanjá, a rainha do mar e mãe de todos os Orixás, que ajudou Olodumaré a criar o mundo. Narram, também, a história do grande curador Omolu, e como Ogum, o Deus do Ferro, criou a agricultura com a ajuda de Ocô, entre outras histórias.
Sinergia com as exposições
À parte do Fim de Semana em Família, o Núcleo Educativo do Itaú Cultural programou três oficinas que acontecem todos os sábados e domingos até o encerramento da Ocupação Laura Cardoso em 30 de abril, sempre às 15h, e, às 17h, da exposição Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Brasiliana Itaú Cultural, aberta até 13 de maio.
Aos sábados, a primeira oficina é Criando Sons, e é relacionada a atriz Laura Cardoso. Nela, as crianças e os adultos exercitam a sua criatividade utilizando objetos simples do cotidiano para sonorizar trechos de roteiros expostos na Ocupação que homenageia a atriz como se estivessem na rádio. A oficina Brincar de Interpretar acontece aos domingos, às 15h, e estimula os visitantes a interpretar um personagem de um texto sugerido. O objetivo é promover uma vivência onde o público é convidado pelos educadores a usar o corpo e a voz para encenar e se colocar no lugar de personagens.
No sábado, também, tem a atividade Dobra, Corta e Cola – Livro Objeto, em diálogo com Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Brasiliana Itaú Cultural, às 17h. Nela, os participantes são convidados a construir livros a partir de processos simples, como as dobraduras. A criação se baseia no livro-objeto de Julio Plaza, Muda Luz (1970), presente na mostra.
Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h30 o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Esse espaço é montado para se ler e conhecer histórias. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.
Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão à postos para ajudar no que for preciso.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2168-1777
site: ter.li/ItauCultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2168-1777
site: ter.li/ItauCultural
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
18/10 a 19/10
14/11 a 14/12
25/10
14/11
01/10 a 31/10
Hoje tem
01/07 a 31/07
Gratuito
04/04 a 10/10
29/08 a 28/09
Hoje tem
06/08 a 20/12
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/01/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74