A quarentena iniciou a era das lives e dos conteúdos digitais, é ou não é?! A Japan House São Paulo não podia ficar de fora: o projeto #JHSPOnline destaca conteúdos especiais toda semana, no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter. Além de interagir e se ocupar durante este período difícil, o público e a criançada ainda aprendem muito sobre o Japão, como sobre o Dia das Crianças japonês e o Kamishibai, um teatro de papel. E o que é melhor: é tudo GRÁTIS!
Para os apaixonados pela cultura nipônica, essa primeira metade do mês de maio está arrasadora. A começar pelo Dia das Crianças no Japão, que é comemorado em 5 de maio, e traz uma oficina de Koinobori (flâmulas em formato de carpas que, segundo a tradição, são hasteadas em comemoração à data).
Tem ainda o Dia das Mães, celebrado em 10 de maio, com conteúdo sobre a simbologia dos presentes oferecidos nesse dia. Além de dicas de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, o início do projeto trouxe um passo a passo dos diferentes usos da técnica milenar japonesa do Furoshiki (amarração com tecido quadrado utilizando apenas nós).
Ainda tem postagens sobre filosofias japonesas (pra inspirar um maior bem-estar durante o isolamento social); o teatro Kamishibai, que incentiva as crianças a criarem suas próprias histórias em teatro de papel e contá-las pra toda a família; e a novidade da Conversa Online com o Educativo, voltado pra interação com o público em geral.
E toda quinta tem o #tbt que traz de volta uma das exposições mais pedidas pelos seguidores. Dá só uma olhada na agenda completa:
04 de maio (segunda-feira)
- Furoshiki: passo a passo da amarração. Nesse post (aqui) tem detalhes da técnica milenar japonesa, além de um passo a passo ilustrando com imagens como fazer uma nova amarração com o tecido quadrado, e tudo utilizando apenas nós!!
05 de maio (terça-feira)
- Dia das crianças no Japão: atividade de Koinobori. Neste post especial (aqui) a gente aprende a história dessa data incrível, e ainda pode fazer um koinobori (flâmula em formato de carpa), com coisas que a maioria tem em casa, como: rolos de papel higiênico (ou de papel toalha, alumínio, etc); papéis usados (revistas, jornais, folhas de rascunho ou sacolinhas); tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e barbante.
06 de maio (quarta-feira)
- Filosofias Japonesas: Mottainai. O terceiro tema desta série de postagens dos principais conceitos que guiam a sociedade japonesa será mottainai, o conceito de não desperdiçar nada, valorizando tudo que ainda pode ser aproveitado de alguma maneira.
07 de maio (quinta-feira)
- #TBT: exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp (participe: aqui).
08 de maio (sexta-feira)
- JHSP recomenda. Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
10 de maio (domingo)
- Dia das Mães. O Haha no Hi é o Dia das Mães no Japão, uma data muito especial e que já passou por muitas transformações. A ideia aqui é abordar a história por trás da definição desse dia e a simbologia dos presentes oferecidos.
11 de maio (segunda-feira)
- Kamishibai: passo a passo para montar o seu próprio teatro de papel. Conheça mais sobre o tradicional kamishibai, antigo teatro de papel que pode incentivar as crianças a criarem suas próprias histórias e contá-las pra toda a família. Com um passo a passo em vídeo!
12 de maio (terça-feira)
- Sayaka Murata: relembrar episódio 3 do podcast do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “Querida Konbini”, de Sayaka Murata.
12 de maio (terça-feira), às 16h
- Conversas online com o Educativo. Com inspiração na exposição “Japão em Sonhos”, essa conversa será uma viagem pelo imaginário nipônico por meio das gravuras japonesas (ukiyo-e), apresentando um pouco do seu contexto histórico, principais representantes e o fascínio causado por elas em artistas ocidentais como Van Gogh, por exemplo. Escrevemos mais sobre essa exposição aqui!
- O link de participação vai sair nas redes sociais (Instagram e Facebook). Pra uma melhor experiência eles sugerem a participação pelo computador, mas não é obrigatório o uso da câmera e do microfone, nem é necessário ter visitado as exposições ou a Japan House São Paulo para participar.
- A atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail [email protected].
13 de maio (quarta-feira)
- Filosofias Japonesas. A professora Michiko Okano explica o MA, que é a relação entre espaço e arte, muito presente no dia a dia do povo japonês, embora seja um conceito de difícil interpretação.
14 de maio (quinta-feira)
- #TBT: exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp (participe: aqui).
15 de maio (sexta-feira)
- Hashi: etiqueta de uso. Por meio de ilustrações, eles explicam algumas curiosidades do que não fazer com o hashi, os famosos pauzinhos utilizados como talheres em vários países do Extremo Oriente, e que hoje já são bem populares aqui no Brasil!
16 de maio (sábado)
- JHSP recomenda. Aqui os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
Criado em 05/05/20