O Itaú Cultural abre, em 13 de dezembro de 2025, a exposição “Game+ Arte, Cultura, Comunidade”, que ficará em cartaz até 13 de março de 2026.
A mostra, última grande exibição de 2025, explora o universo dos videogames como uma forma de expressão artística, inovação tecnológica, e ferramenta educacional. O evento é uma oportunidade de vivenciar a cultura dos games, celebrando a diversidade e o impacto desse setor na sociedade contemporânea.
A entrada é gratuita, e a exposição será distribuída pelos três andares do Itaú Cultural, permitindo ao público uma imersão completa no mundo dos jogos eletrônicos, que dominam o mercado de entretenimento e se destacam como um dos maiores sectores da economia criativa.
Distribuída pelos três pisos do Itaú Cultural, a mostra oferece uma experiência interativa e dinâmica. Entre as atrações, estão:
51 jogos e 25 consoles, que abrangem diferentes épocas, países e culturas
Destaque para 8 títulos brasileiros, como Dandara e Huni Kuin: Yube Baitana, que fazem parte do programa Rumos Itaú Cultural
Exposição de jogos independentes e de acessibilidade, como o audiogame para deficientes visuais
Murais e concept arts de criadores como Pri Barbosa e o coletivo Ohas Crew
No térreo, o público poderá conferir uma linha do tempo dos games, com consoles clássicos e raros, como o Splicevision (1984), e uma homenagem à evolução dos games no Brasil.
No piso -1, a interatividade é o destaque, com jogos como Just Dance e modalidades de E-sports. Além disso, núcleos temáticos sobre comunidades, corpo e movimento, educação e infância serão apresentados.
No piso -2, a exposição de jogos independentes ganha espaço, com uma seção dedicada aos processos de criação de títulos brasileiros, como Dandara e Unsighted, além de jogos mobile e tablets.
Para quem deseja se envolver ainda mais, a exposição oferece jogos interativos para todas as idades. Entre os títulos que o público pode conferir estão Kinect Sports Rivals, Just Dance, e outros que serão disponibilizados por tempo limitado (15 minutos por jogo). Para jogos de alta demanda, como Just Dance, será feito um controle de filas para garantir o acesso igualitário.
Além disso, a exposição reforça o debate sobre o papel dos videogames como linguagem cultural contemporânea, promovendo narrativas, memórias e comunidades.
A curadoria do evento é realizada pelo Itaú Cultural, com consultoria de Sérgio Nesteriuk, especialista no universo dos games. A exposição dá continuidade ao debate iniciado pela instituição com as mostras “Game o quê?” (2003) e “GamePlay” (2009), que já destacaram o valor cultural dos videogames no Brasil.
“Game+” celebra a diversidade e o papel dos videogames como ferramenta de educação e inovação, com um foco especial nas produções nacionais e independentes. Títulos como Dandara e Huni Kuin ganham destaque por suas temáticas indígenas e afro-brasileiras, representando a força autoral e criativa da produção local.
A mostra reafirma o videogame como um fórum cultural capaz de mobilizar histórias, memórias e experiências, ampliando o diálogo entre arte, tecnologia e educação.
Abertura: 13 de dezembro de 2025
Visitação: até 13 de março de 2026
Horário: O Itaú Cultural funciona de terça a sábado, das 9h às 20h
Entrada: Gratuita
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo
Game+: arte, cultura e comunidade
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem no fim de semana e é gratuito! - de 13/12 a 08/03
Preços: Gratuito